10 cidades de baixo custo para ser expatriado

Carioca Travelando checking in…

Crise econômica em muitos países no mundo, crise abismal no Brasil. No Rio minha cidade maravilhosa, ultimamente não anda tão maravilhosa assim: violência, crise na educação, na saúde, na segurança, no transporte… e infelizmente, por aí vai. Na vida de expat há quase 10 anos, sempre escuto que morar fora é o sonho de muitas pessoas. Mas para quem não recebeu uma oferta de trabalho em outro país, o sonho de morar fora, por iniciativa própria, pode parecer um pouco assustador. E essa situação acaba nos aprisionando em nossas cidades natais tão familiares e cômodas para muitos de nós.

Adivinha quem entrou na lista?

Adivinha qual cidade entrou na lista? Qual, qual?

Um amigo, que perdeu o trabalho há alguns meses, decidiu juntar as economias de uma vida e ser “senhor da própria sorte” lá no Canadá. Mesmo sem uma oferta de trabalho na mão, ele foi atrás de fazer um mestrado no país. Era uma maneira de dar o ponta pé inicial para morar fora. Na primeira tentativa ao fazer o visto com uma empresa especializada, ele teve a entrada negada. Mesmo assim ele não desistiu: juntou a papelada, leu tudo com calma, estudou, correu atrás e finalmente, agora sem ajuda de nenhuma empresa, teve o visto aprovado. Esse amigo e sua família acabaram de chegar no Canadá. Sem convite de trabalho (pelo menos por enquanto), apenas com a certeza de que irá fazer um mestrado e a família o acompanhará. Nada caiu no colo dele, pelo contrário, o primeiro visto inclusive foi negado, lembra? Eu admiro a força de vontade dessa pessoa. E espero que sirva de inspiração à todos os que me enviam mensagens sonhando com uma oportunidade de ser um expatriado também. Espera não gente, vai lá faz as suas oportunidades, esse é o mantra que eu acredito para o sucesso.

A Mercer, que é uma das maiores empresas de consultoria do mundo, fez um relatório anual sobre custo de vida. E baseado no resultado, a Mercer divulgou um ranking das cidades com custo de vida mais barato para um expatriado. Para compilar essa lista, a empresa comparou custos diários para estrangeiros, incluindo aluguel, compras com supermercado e até ingressos de cinema – isso tudo em mais de 200 grandes cidades em todo o mundo. Então pra você que sonha em morar fora, acorda e veja as 10 cidades que ficaram no topo desse ranking. Quem sabe o seu sonho não sai da imaginação para finalmente se tornar realidade – assim como o meu amigo da história? Então lá vai…

  1. Lyon, França

Na lista da Mercer, Lyon ficou na posição 132 com relação ao custo de vida, o que nesse caso um ranking baixo significa coisa boa. A terceira maior cidade da França é um sonho cultural, conhecido por uma gastronomia especialmente impecável.

Lyon

  1. Lisboa, Portugal

Pergunte qualquer viajante europeu para citar suas cidades preferidas, e Lisboa provavelmente estará topo da lista. O website de viagens Price of Travel chama Lisboa de um “excelente negócio se comparado a cidades semelhantes”. Eu como boa luso-brasileira suspeita e apaixonada por Portugal que sou, estou muito feliz com isso, claro, assino embaixo.

Lisboa

  1. Wellington, Nova Zelândia

Se visitar a Nova Zelândia já é um grande sonho (pelo menos pra mim que ainda não conheço o país), imagina morar por lá? A cidade que é tem a fama de “poder fazer tudo a pé”, tem muita coisa pra ver e pra fazer – além de muita coisa free of charge, sem pagar nada. Diz aí Milton, valida?

Wellington

  1. Riga, Letônia

Considerada a capital cultural da Europa em 2014, Riga também é considerada uma cidade barata para se viver. De acordo com o website Expatistan, lá é possível encontrar alugueis abaixo dos 500 dólares. E eu posso dizer por experiência própria: apesar de ter me recebido com chuva (é benção, vai…), Riga é uma g-r-a-c-i-n-h-a.

Latvia

  1. Praga, República Tcheca

Praga tem fama de ser encantadora, mas você sabia que a cidade também oferece um excelente custo x benefício? Conhecida pela comida com preço acessível e pela sua arquitetura de babar, a maioria dos prazeres que Praga oferece fazem bem aos olhos e ao bolso. Mal posso esperar para conhecer.

Praga já está na minha lista há muito tempo...

Praga está na minha lista há muito tempo…

  1. Ottawa, Canadá

Olha o Canadá aí gente. De acordo com o ranking da Mercer, de todas as cidades canadenses, Ottawa foi classificada como sendo a mais em conta para expatriados viverem no país. Ottawa que já é conhecida pela suas vistas fantásticas, somadas a qualidade de vida que o Canadá oferece, faz dela a cidade sexta colocada nesse ranking. Preciso tomar vergonha e me organizar para conhecer o Canadá logo.

Sede do Parlamento em Ottawa, Canadá

Sede do Parlamento em Ottawa, Canadá

  1. Santiago, Chile

E viva a América Latina! Para quem sonha em morar na América do Sul, vale a pena considerar a capital do Chile, que ocupa o sétimo lugar dessa lista. Santigo tem um monte de bairros escondidos, cheios de charme (como o bairro Itália por exemplo), e tenho certeza que algum vai agradar os que sonham em viver no país. Sim ou não, Maria?

Centro da cidade de Santiago, Chile

Centro da cidade de Santiago, Chile

  1. Hanoi, Vietnã

Eu achei que a minha queridinha Tailândia entraria nessa lista, mas foi Hanoi no Vietnam que faturou a oitava posição. A cidade com todo o “jeito asiático maravilha de ser” (que eu ADORO), segundo a pesquisa da Mercer, é um lugar agradável para se viver, além dos excelentes preços. De acordo com o website Expatistan, uma refeição básica por exemplo, pode te custar cerca de $2 dólares – a comida asiática é uma das minhas favoritas. Comida maravilhosa por $2 dólares: nada mal, hein?

Pelas ruas de Hanoi, no Vietã

Pelas ruas de Hanoi, no Vietnã

  1. Belfast, Irlanda do Norte

Belfast ficou na nona posição do ranking da Mercer. Além do custo de vida mais acessível, Belfast, segundo a pesquisa, oferece diversas opções gratuitas de lazer, incluindo atividades históricas e culturais. Veja só, a gente aprende algo novo todo dia, né?

Olha que lindo esse castelo em Belfast.

Olha que lindo esse castelo em Belfast.

10. Cidade do Cabo, África do Sul

Pra quem é rato de praia como eu (quem me conhece sabe que se eu pudesse, batia o cartão numa praia todos os dias), a costa da Cidade do Cabo é um verdadeiro paraíso. O lugar é super multicultural e tem uma vibe artística e natural com inspirações vindas de todo o mundo. Não é a toa que a África do Sul está nos meus sonhos.

Cidade do Cabo

E você, o que achou dessa lista? Conhece essas cidades concorda ou discorda? Dessas dez cidades eu só conheço duas, portanto ainda tenho muuuuito o que planejar e conhecer. Esse mundo é grande e bom demais da conta sôr, então simbora viajar e botar o pé na estrada.

Carioca Travelando checking out

By Carla F.

Fotos by Vidal Ferreira Photography & Pixabay

Comments

  1. Gustavo Woltmann says

    Já fui para Santiago e considerei viver por lá uns 3 meses usando AirBnb para ver no que dá. Quem sabe eu tome coragem um dia.

  2. Carlos says

    Desta lista conheço só Santiago e concordo com você que tem que estar nesta lista mesmo. Excelente Post. abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge