O mundo passa pela Nova Zelândia!

A coluna “Convidados” do Carioca Travelando hoje tem o prazer de receber mais um mineiro (coincidência mesmo, sem marmelada!), que é carioca de coração: Milton Menezes. Milton mora há quase 2 anos em Auckland, Nova Zelândia. Formado em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Milton trabalha por lá como Creative Retoucher. No post de hoje, Milton nos conta um pouquinho como é morar nesse pais, que é defensor dos direitos humanos e conhecido por sua excelente qualidade de vida. Milton, muito obrigada por dividir seus relatos com a gente!
Waitakere

A Nova Zelândia é o país mais seguro, menos corrupto e está entre as três melhores qualidades de vida do planeta ano após ano. Como se não bastasse, está entre os países mais ecológicos do mundo respeitando o protocolo de Kyoto. Aqui protesta-se contra a mineração de ouro para que a natureza não seja depredada. As ruas são limpas e arborizadas, tem mais árvore que gente, a polícia é simpática e desarmada, as pessoas gentis e interessantes. 
Pinacles
O mundo passa pela Nova Zelândia! Esse país de pouco mais de 4 milhões de habitantes que atrai viajantes de todo canto. A cultura dos “kiwis”, como se chamam as pessoas que nasceram aqui, é cheia de valores morais e familiares. A impressão que se tem é que a Nova Zelândia não é de verdade como uma maquete em tamanho real. Cada canto do país é bem cuidado, desde as ruas até os cantos mais remotos. Existe um cuidado enorme com a natureza e o estilo de vida é docemente aditivo.
Tawharanui
A Nova Zelândia tem apenas um parque de diversões, porém é considerado o país dos esportes radicais. No verão muitos surfam nas praias paradisíacas, o chão fica coberto de folhas no outono, no inverno muitos migram para as montanhas de gelo em busca de ski, snowboard, lareira e na primavera flores nascem por todo lado. Pode parecer bobagem, mas para mim que vem do Rio de Janeiro não sobram opções que não as do verão escaldante. Aqui, as viagens de 30 minutos pelas estradas perfeitas te levam aos lugares mais lindos e inusitados. Se perder aqui é uma ótima pedida! Os lugares mais incríveis que passei foram resultantes desses desencontros.
Queenstown
Para quem acredita que nada é por acaso fica um prato cheio. Existem práticas bastante comuns na Nova Zelândia que são os chamados “couch surfing” e “hitch hiking“. O que nada mais é que pedir carona aqui e pegar um sofá emprestado ali. É parte da cultura neozelandesa confiar. Tanto que mesmo para entrar no país, não se pede visto. É um senso comum entre habitantes e transeuntes que a Nova Zelândia é o melhor canto da Terra. Se a afirmação é verdadeira ou não, a avaliação é bastante válida.
Browns Bay
O meu guia da felicidade na Nova Zelândia é: viva simples! Permita perder-se pelo caminho, conhecer pessoas novas e lugares novos. Experimente o caminho e o que dele vier. Visite os restaurantes mais diferentes e variados como o japonês Daikoku onde o cozinheiro exclusivo executa performances quase circenses enquanto lhe serve o prato. A cozinha internacional é abundante. O vinho branco local é bem reconhecido e o café da manhã mais famoso chama-se “eggs benediction“.
Mt. Zion 
A vida noturna acaba cedo, mas começa cedo. Os pubs e boates são em sua maioria de entrada gratuita e recomenda-se a maratona de pubs para os mais “atléticos”. Misture-se! Aqui também é possível jogar futebol, beber cerveja e comer picanha. Porém evite andar apenas com brasileiros, se você for brasileiro. De brasileiro o Brasil está cheio e se você não se aventurar no inglês, vai demorar muito mais para aprender. Existe um escritor americano chamado Neale Donald Walsch que diz: “A vida começa onde a sua zona de conforto termina”.
Bethels Beach
*Alguns links (em inglês)
Kere Kere
*Carioca Travelando (CT) pergunta, Milton Menezes (MM) responde…
  • CT: Praia “must see”? …. MM: Coromandel Coast.
  • CT: Empresa para “esportes radicais”? …. MM: Todas são bem confiáveis e o país está cheio disso. Quem quiser tentar algum esporte assim, vai aonde? Queenstown, Rotorua.
  • CT: Como é o transporte ai? … MM: Simples, pontual e preço acessível.
  • CT: Aí é fácil para alugar carro, o transporte publico funciona bem? … MM: Super fácil. Você pode alugar carro, ou um motor home, que é uma experiência e tanto.
Mt. Zion
Fotos e texto by Milton Menezes
Sem dúvidas depois maravilhoso relato do Milton, fica impossível não ter vontade de visitar a Nova Zelândia. O pais já estava na minha “wish list” e agora, lá vou eu devagarinho, fazendo planos para uma visita. E você, sonha em conhecer esse pedacinho do paraíso?
Eu, como viajante incansável que sou, quero muito conhecer logo!

Comments

  1. says

    Parabens pelo belo relato Milton.
    Nossa Carla, fiquei imaginando esse pais…, como eh gostoso saber que ainda existe lugares com uma qualidade de vida exemplar.
    Bjao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge