Olá Viajantes!
Hoje seguimos com a continuação do post anterior sobre Cruzeiros. Conto nossa experiência sobre os passeios nas paradas, o sistema de fotos dentro do cruzeiro, atividades à bordo, compras, colônia de férias para os pequenos e equipe médica no navio.
Confira agora todos os detalhes, “tim tim por tim tim”, abaixo:
- Batendo perna por aí…
Assim que chegamos no cruzeiro, recebemos um livrinho com todas as paradas e os passeios que o cruzeiro oferece em cada lugar. Claro que você pode deixar pra fazer o seu passeio por conta própria quando desembarcar no navio, mas sem dúvidas, é mais seguro e prático fechar tudo com o cruzeiro mesmo. As opções são muitas e todos os passeios que fizemos com eles, foram bem guiados e seguiram a risca o roteiro divulgado anteriormente. Sem contar que os passeios oferecidos são separados por várias categorias, como: passeios com crianças, para a terceira idade, voltado aos aventureiros, entre outros. Assim fica bem mais fácil de escolher seu passeio de acordo com o seu perfil.
- Fotos, fotos e muitas fotos!
Logo que chegar no navio, você vai ser recebido por fotógrafos registrando a sua entrada nessa aventura. Depois vai perceber que eles estarão praticamente em todos os lugares: cada vez que você sair para passeios nas paradas, nas noites de gala no navio, nos jantares, almoços… Você pode fazer as poses e tirar quantas fotos quiser, sem compromisso, mas confesso que depois que você vê o resultado, a vontade de levar as suas fotos pra casa é muito grande. Geralmente no dia seguinte eles imprimem todas as fotos e colocam à mostra, para você apreciar o resultado. A equipe de fotógrafos é muito boa, e eles até colocam a disposição o serviço de um “Book” para você e sua família, em alguma parada, ou mesmo no navio, its all up to you, você decide quando e onde quer as suas fotos. Em um cruzeiro cheguei a ver 3 casais de noivas tirando as suas fotos do casamento dentro do navio. Era curioso ver aquela noiva toda produzida lá dentro tirando as suas fotos. Mas parece que isso é bem comum, e cá entre nós: as fotos devem ter ficado lindas :)
- E o dia que não sair do cruzeiro, o que tem pra fazer?
Nos dias que precisamos passar navegando em alto mar, o tédio passou longe. Todos os dias recebemos um jornalzinho com os horários e todas as atividades dentro do cruzeiro. Muito bacana. Tem atividades para todos os gostos e idades: o cruzeiro tem diversos shows de comédia stand up, teatro, piscinas, shows de música e espetáculos (super produção), Spa, academia, bingo, galeria de arte, casino, diversos workshops, cinema, karaokê… e muito mais – se você for fazer tudo o que eles oferecem, vai precisar de outras férias para descansar ;). Eu acordava e já ia direto checar o jornalzinho do navio para assim, programar as atividades do dia.
- Comprinhas básicas… why not?
Dentro do cruzeiro as opções para fazer umas comprinhas são as mais variadas. Desde obras de arte, roupas, óculos escuros, imãs de geladeiras, até jóias. Além da variedade de itens, tudo vendido lá dentro é tax free. Difícil é resistir a tentação de não aproveitar as ofertas e fazer umas comprinhas. Muitos passageiros desfilam orgulhosos suas novas aquisições já no navio.
- E quem fica com as crianças?
Com crianças pequenas, essa foi uma das grandes surpresas de se fazer um cruzeiro. Crianças acima de 2 anos de idade, podem ser inscritas na colônia de férias, e enquanto os papais curtem os passeios nas paradas, os pequenos podem passar o dia cheio de atividades dedicadas à eles. Quando fizemos a inscrição dos nossos meninos no que o cruzeiro chama de “Camp”, preenchemos vários documentos e recebemos um telefone que só funciona dentro do navio, para contato direto. Recebemos também um livrinho com todas as atividades programadas para as crianças, bem como os cardápios de todas as refeições oferecidas no “Camp”. A colônia de ferias é divida por idade, e até os adolescentes participam num espaço separado – e percebi que eles também curtem bastante.
Posso dizer que os nossos pequenos aproveitaram muito a colônia de férias, e a maior prova disso era vê-los acordar todas as manhãs dentro do navio pedindo para “ir para a escola”.
Agora cá entre nós, é muito mais legal para uma criança pequena brincar, colar, pintar, se divertir o dia inteiro, do que fazer turismo com os pais, batendo perna por aí, não é mesmo? No final, a família inteira aproveitou a viagem e todos ficaram felizes :)
- E se ficar dodói?
Dentro do cruzeiro existe um posto de saúde para atendimento 24 horas. Médicos, enfermeiros e auxiliares ficam a disposição no caso de uma emergência. Quando estávamos em Florença meu marido virou o pé numa rua de pedra, bem no centro histórico. Foi um grande susto, já que o pé dele inchou muito rápido na hora, sem contar a dor que ele sentiu, que tremenda. Na hora do acidente liguei para a guia do passeio, e ela prontamente veio ao nosso encontro. Fomos a uma farmácia próxima, compramos um analgésico e colocamos um pouco de gelo no local. Chegando no navio meu marido foi atendido pelo médico de plantão e a torção no pé foi diagnosticada. Ele recebeu medicamentos e precisou alugar muletas para usar por um período, enquanto o pé ainda estava inchado. Foi muito conveniente ter esse posto por lá: era um conforto saber que tínhamos uma equipe de saúde a disposição, caso fosse necessário.
- Resumo final
Os cruzeiros, na minha opinião são uma maneira econômica e confortável de se viajar. Se você não consumir nada extra dentro do navio (o que confesso, é definitivamente uma missão quase impossível, devido ao leque enorme de opções que eles oferecem lá dentro), você vai pagar somente o valor do cruzeiro.
Mas como tudo na vida, os cruzeiros tem seus prós e contras. O contra, pra mim, é o pouco tempo que passamos em cada parada (geralmente 1 dia inteiro (e máximo 2 dias), chegada pela manhã, saída a noitinha).
Os prós são, sem dúvidas, além do conforto, custo x benefício, não precisar enfrentar filas, aeroporto, dirigir, pegar ônibus, carregar malas… basta dormir e pronto: acordávamos em outro porto, em outro lugar, em outro país. Foi perfeito!
By Carla F.
Fotos by Vidal & Carla F.
Carol Barros says
Carlinha, valeu pelas dicas, estamos pensando em fazer um logo logo e agora estou ainda mais animada. Me passa com empresa voce utilizou, gostaria de dar uma checada nas opcoes.
Grande beijo!!!
Carioca Travelando says
Oi Carol, nós fizemos os nossos cruzeiros com a Carnival e gostamos bastante. Tem outras opções como a Royal Caribbean, Norwegian, Celebrity… Você consegue pesquisar os roteiros, datas, preços e fechar tudo online mesmo. Depois me conta o que vocês decidiram? Já tô curiosa ;) Beijão
Franca says
Realmente o custo x beneficio vale a pena por tudo que foi dito e mostrado.
Parabens pelos relatos.
Bjokas