Carioca Travelando checking in…
Você que me acompanha por aqui, pelo Facebook, Instagram e Twitter, viu que há poucos meses levantamos acampamento e cruzamos o deserto de caravana mais uma vez.
Estamos agora vivendo em Doha, no Catar, país sede da tão falada Copa do Mundo de 2022. E vivendo por aqui nesses últimos meses, sempre procuro me aventurar pela cidade e descobrir o que Doha tem a oferecer – e claro, contar tudo aqui pra vocês.
No ranking mundial, o Catar ocupa a assustadora décima posição com os aluguéis mais caros e está entre os top 3 no geral entre os países mais caros para se viver na região. #nébrinquedonão E sabe como é, com ou sem crise, Mães de gêmeos estão sempre de olho nos best deals in town. Pra que pagar mais se podemos nos divertir por menos, né verdade? Uma tendência que tenho notado com muito mais frequência nos últimos tempos, é de Brasileiros fazendo layovers em Doha, por isso hoje dou o pulo do gato pra vocês com 5 coisas para fazer em Doha, sem pagar nadinha. É isso mesmo que você leu: 5 coisas 0800, free of charge, de grátis mesmo para fazer numa das cidades mais caras do mundo.
- Museu de Arte Islâmica (MIA)
Sabe que eu me surpreendi com esse lugar? O museu tem uma estrutura fantástica, e pra te ser sincera até me senti mal em não pagar absolutamente nada. O museu que é um deslumbre de tão lindo (seja por dentro ou por fora), fica na Al Corniche (como conhecemos nós, a beira mar), que na minha opinião é uma das áreas mais encantadores da pequena Doha.
Ocupando uma área total de 45,000 m², o museu ficou pronto em 2006 mas só abriu as portas para convidados VIPs em 2008. Considerado um dos museus mais importantes do Oriente Médio, o Museu de Arte Islâmica (também conhecido apenas como MIA), apresenta aos visitantes uma coleção que conta a história islâmica em mais de três continentes, com mais de 1.400 anos – os Historiadores piram. Levamos as crianças para um passeio ao MIA e eles ficaram animadíssimos. Deu gosto de ver eles perguntando sobre a história por detrás de cada artefato. O museu abre todos os dias, com exceção das terças-feiras – uma particularidade, já que muitos museus pelo mundo fecham as segundas. Para mais informações visite o website deles. Ah, pra completar (se achar que não dá pra ficar melhor que isso), no MIA o wi-fii é FREE.
Depois de passar pelo Museu de Arte Islâmica, que tal aproveitar para fazer um picnic ou simplesmente dar um passeio pelo charmoso MIA’s Park? Anexo ao museu tem um parque lindo, grande, e todo verdinho com uma das vistas mais lindas para a baía de Doha. E para a nossa alegria todo sábado tem um Baazar gracinha que vende desde pipas para crianças, comidinhas gostosas de diversos lugares do mundo – uma verdadeira volta ao mundo gastronômica, até quadros estilosos e vários artesanatos. Claro que eu garanti as minhas comprinhas, já que sou louca por uma feirinha.
Depois de passear com os meus meninos pelo Baazar, eu não resisti e tirei os sapatos para sentir a energia da grama verdinha bater nos pés. Muitas famílias vão ao parque nos fins de semana e passam o dia conversando, soltando pipa, saboreando quitutes, vendo as crianças correrem pra cima e pra baixo. Foi uma agradável surpresa conhecer esse parque lindo, limpo e com um visual sensacional. Visitando Doha, traga um lanchinho, um bom livro, uma canga para sentar e aproveite esse cantinho incrível na cidade.
- Katara Cultural Village
O Katara é uma pérola em Doha. Com uma arquitetura que nos faz voltar ao tempo, como se estivéssemos nas antigas vilas árabes (mas com um toque todo modernista), é um dos lugares imperdíveis para conhecer em Doha. O espaço oferece diversas atividades para todas as idades. Além de contar regularmente com diferentes exposições e eventos culturais, o Katara Village possui ainda um teatro, uma Opera House e um anfiteatro de babar de tão lindo que é.
A dica da Carioca Travelando é além de conhecer e aproveitar todas essas atividades culturais no Katara, ir almoçar ou jantar com a vista maravilhosa da baía de Doha. Seja durante o dia ou à noite, o Katara Village é sempre uma boa pedida.
- Souq Waqif
Toda principal cidade do Oriente Médio que se preze, tem que ter um Souq famoso, certo? Os Souqs são uma espécie de mercados populares, quase como as famosas feiras de rua que conhecemos no Brasil. Só que diferente das feiras, que fecham as ruas com dias específicos, os Souqs geralmente tem um lugar fixo. O Souq era muito comum nos tempos antigos, e que hoje, com a modernidade, foi substituído pelos shoppings centers imensos e luxuosos da região com muito conforto e ar condicionado – além do precinho menos camarada, digamos assim. Mas cá entre nós, os shoppings não chegam aos pés da tradição, cultura e charme, as vezes chocante dos Souqs.
Passeie e se perca pelas vielas do Souq Waqif. Pela minha experiência de ter tido a oportunidade de visitar Souqs pelo mundo inteiro, posso te garantir que cada esquina do Souq Waqif é diferente uma da outra. Lá você vai encontrar muitos artesanatos locais, frutas secas, castanhas e temperos (as famosas especiarias que a gente escutava nas aulas de história, lembra?). Eu adoro visitar o Souq porque lá eu sinto realmente a energia do país – #nofilter. Dá pra sentir nas raízes a vibração da cultura e tradição do povo, tudo ao vivo e a cores, aliás muitas cores. Vários restaurantes completam o cenário e a dica é sentar, comer algo e apreciar toda a movimentação dos turistas e dos locais. Ah, e geralmente o Souq é o melhor lugar para comprar aquele souvenir bem autêntico.
- Escolha o seu veneno: visite um Mall
Como numa boa parte do ano faz um calor de fritar por aqui, os shoppings já fazem parte da cultura dos países do golfo. E tem mal para todos os gostos: Ezdan Mall para quem gosta de ficar rodando feito peru tonto, mas sempre cheio de atividade para os pequeninhos; o CityCenter é para os práticos e considerado o shopping dos populares. Ainda tem o Gate Mall que é a mais pura chiqueza – gente é muito luxo em um lugar só.
O queridinho de Doha, é o Villaggio Mall. Eu já falei dele aqui no Carioca Travelando, quando visitamos o Catar pela primeira vez. Esse shopping é especial pois tem toda a sua arquitetura feita no estilo ítalo-veneziano, muito bacana e bem diferente. O shopping acaba sendo uma atração por si só. O design foi inspirado na cidade de Veneza, na Itália e ainda por cima tem um canal, e você pode até fazer um passeio de gondola com Gondolier a caráter, quase autêntico.
Além de diversos restaurantes, lojas, cinema, patinação no gelo, boliche e ainda tem um parque de diversão com pista de kart, laser-tag e com uma montanha-russa enorme dentro do shopping. O local ainda oferece um Spa (pra quando as pernas doerem de tanto andar). É sem dúvidas uma ótima pedida para os dias de muito frio, ou de muito calor em Doha.
- The Pearl
Essa ilha artificial (isso mesmo, mais uma ilha feita pelo homem), é simplesmente gigantesca. Com quase 4 milhões de m², a Pérola, como é conhecida entre os latinos, fica localizada ao norte da baia de Doha. Lá você encontra vários hotéis luxuosos e restaurantes com vista para o lindo Golfo Pérsico, e claro, o visual visto da ilha é sensacional.
A ilha recebeu esse nome pois antigamente a área era um dos locais de onde pérolas eram extraídas para o comércio local. Pra você ter uma idéia, são quase 15 mil residências (entre lindos apartamentos e vilas extravagantes), e a ilha tem capacidade para abrigar cerca de 45 mil pessoas. É um dos pontos imperdíveis à se visitar enquanto em Doha.
Quem disse que pra passear no Qatar tem que custar o olho da cara? Viu só, dá pra aproveitar bastante a cidade, e o melhor gastando bem pouquinho e economizando para as próximas aventuras (mais dinheiro no bolso = mais viagens, certo?). Carioca Travelando também te ajuda a poupar, tá vendo? Essas são apenas 5 dicas, ainda tem muita coisa boa pra fazer por aqui gastando nada ou quase nada. Fiquem ligados por aqui e nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas da região ou por esse mundo a fora e (adivinha?), venho correndo compartilhar com vocês.
Carioca Travelando checking out…
By Carla F.
Fotos by Carla F. & Vidal Ferreira Photography.
Isabella says
Oi Carla!!! Adorei suas dicas! Até agora o melhor blog que li sobre Doha!
Queria muito saber se voce acha dois dias inteiros na cidade suficiente.. vou fazer uma conexao e quero passar dois dias pra explorar a maior cidade do Qatar!!
Obrigada pela ajuda!
Beijos!!
Carla Ferreira says
Oi Isabella, sim 2 dias em Doha é tranquilo, dá pra conhecer bastante coisa. A cidade é pequena e muitos pontos turísticos ficam próximos aos outros.
Um grande abraço e muito obrigada pela sua visita, Carla
FERNANDO FIGUEIREDO says
Gostei muito das dicas…. duvida, quem esta de passagem no País pode sair passear e fazer o embarque normalmente? ideal é seguir com a mochila nas costas ou usar um guarda volume? estou indo para a Tailândia mas gostaria de aproveitar para conhecer esse belo lugar…. uber, grab funcionam normal? devo trocar dólares pela moeda local ou eles serão aceitos?
Carioca Travelando says
Oi Fernando, brasileiros precisam de visto para passear pelo Qatar – nem que seja por algumas horas. É importante você dar uma olhada nisso antes, te sugiro verificar diretamente com a companhia aérea.
Pra quem tem passaporte europeu por exemplo, paga-se apenas uma taxa na imigração mas não é necessário o visto feito com antecedência como para os brasileiros. Uber funciona normalmente e muito bem aqui em Doha.
Quanto a usar a mochila ou usar um guarda volumes, isso fica a seu critério. Eu particularmente prefiro o guarda volumes do aeroporto, pra não ficar carregando peso, ainda mais quando o passeio pela cidade é curto.
É preciso trocar dólar pela moeda local – mas você pode fazer isso no aeroporto de Doha mesmo. Espero ter ajudado! Um grande abraço e boa viagem :)
Rafael Pelegrineti Porto Valias says
Carla, muito legal a pagina! Parabens.
So uma pergunta, eu vou passar algumas horas em Doha, com relacao ao transporte, voce vai pra todos esses lugares by taxi? Queria ir pelo menos do aeroporto para Pearl. Ficaria caro de taxi?
Abraço
Carioca Travelando says
Oi Rafael, aqui em Doha eu dirijo mas você pode usar o Uber (funciona muito bem aqui), ou o táxi mesmo.
Entrei no google e fiz uma simulação do preço da corrida no Uber (do aeroporto para a Pearl), e ficaria em torno de 38-50 QR.
Aproveite muito essas horas em Doha, e obrigada pela sua visita :)
Cintia says
Oi Carla, muito bem escrito o seu blog, amei!?? Tenho uma pergunta, seus filhos nasceram no oriente médio, eles têm a cidadania, e se sim, essa cidadania se estende a você e seu Marido?? Super beijo
Carioca Travelando says
Oi Cintia, meus meninos nasceram em Dubai e os Emirados Árabes (assim como os países da região), não oferecem cidadania para aqueles que nascem no país. Logo, meus pequenos nasceram em Dubai mas são Brasileiríssimos. Muito Obrigada por acompanhar o Carioca Travelando :) Um beijo grande!
Alcenira says
Amei, Carla, muito bem postado. Parecia que eu estava andando pelas áreas de Doha