Primeira vez na China: tudo o que você precisa saber
Hoje o Carioca Travelando vai lá para a China, através dos relatos do Theo Paul Santana. Ele me escreveu contando que também adora fotografar, que escreve um blog, o Destino China, e que adora acompanhar as aventuras do Carioca Travelando (Obrigada!). O Theo que já passou por Zhengzhou, Pequim e Xangai, mora na China há 5 anos. Depois de um mestrado em Pequim, hoje ele trabalha numa multinacional em Xangai. Claro que a China está na wish list da Carioca Travelando. Já cheguei a tirar o visto, mas por motivos de força maior (uma mudança no caminho), foi preciso adiar a viagem. Pra quem como eu, sonha em conhecer o país, na coluna Convidados de hoje, o Theo hoje nos conta tudo o que você precisa saber para a sua primeira vez na China.
***
Para quem está chegando na China pela primeira vez, vou dar umas dicas básicas que você precisa saber quando pisar pela primeira vez no solo chinês. Sempre que qualquer amigo ou conhecido vem para a China, eu sempre dou algumas dicas que são obrigatórias para sobreviver por aqui.
Endereços em chinês
A primeira dica é sempre vir com o endereço do hotel escrito em chinês. Mesmo que alguém esteja esperando você na saída do aeroporto, sempre pode acontecer um imprevisto. Você tem que ir para o hotel, mas a maioria dos taxistas na China não falam inglês e não conseguem ler em inglês – e nem em qualquer forma de escrita que não seja o chinês. Portanto se você vier com um pedaço de papel, com o endereço do seu hotel em chinês, e mostrar para o taxista, vai facilitar muito a sua vida. Do contrário prepare-se para que os taxistas não entendam nada. Você não quer começar aquela bagunça logo na sua chegada, né?
Taxímetro por favor
Outra dica é sempre pedir para o taxista ligar o taxímetro. Acontece muito nas grandes cidades como Shanghai e Beijing de os taxistas acabarem ganhando uma grana bem a mais dos estrangeiros que não sabem dessa regrinha. Então é sempre aconselhável logo ao entrar no táxi, que você peça para o taxista ligar o taxímetro. Não dê bola para o que os chineses falem, é difícil mas é a realidade: muitas vezes eles gostam de pedir dólares para os estrangeiros. Mas a moeda local na China é o Rembinbi (RMB) e não o dólar.
Ande com a moeda local no bolso
Nenhum lugar da China aceita dólar, então você sempre vai ter que trocar dinheiro de alguma maneira. Eu recomendo sempre trazer os cartões travel money, porque esses cartões facilitam na hora de você sacar o dinheiro e cobram a taxa de câmbio atual. Mas caso você traga dinheiro em espécie para trocar por aqui, lembre-se que é sempre uma confusão. Muitos estrangeiros tem dificuldade com isso. Eu mesmo, morando aqui há 5 anos ainda tenho essa mesma dificuldade. A taxa de câmbio normalmente é 6 para cada dólar, mas pode variar de 6.2 a 6.3. Porém em geral você sempre tem que considerar trocar a moeda em 6 para não sair perdendo. No aeroporto não é um lugar favorável para trocar dinheiro, já que eles podem cobrar uma taxa de 5 dólares por troca. Então você vai acabar perdendo dinheiro. No Banco você consegue uma taxa boa, porém para trocar no banco você precisa pegar fila e esperar no mínimo duas horas para trocar o dinheiro. Eu particularmente gosto de trocar em hotéis, normalmente eles não cobram taxa e a conversão é conveniente para o turista.
Os comes
É bom você tomar bastante cuidado com os restaurantes de rua. Normalmente eles não tem uma higiene adequada e podem acabar trazendo problemas de estômago. Eu recomendo que você sempre observe se o restaurante está cheio ou tem bastante gente: esse é um sinal rápido que você pode ir que não ira ter grandes problemas. A comida na China em geral é muito apimentada, então se você não quer queimar o seu paladar, você tem que aprender uma palavra mágica que se chama BU YAO LAJIAO – que é literalmente traduzindo, quer dizer “não quero pimenta”. Mas saiba que mesmo você falando isso, e os chineses te entendendo, eles vão acabar colocando pimenta na sua comida, pode ser que menos, mas isso vai acabar acontecendo uma vez ou outra.
Facas e garfos nos restaurantes são coisas raras, se você não se acostumou a utilizar os “palitinhos”, recomendo você trazer na bolsa talheres para comer nos restaurantes. Os chineses não se importam com esses detalhes, então eles não vão ficar surpresos ao te ver comendo com talheres por aí.
Agora os bebes
Para quem for a restaurantes de comida chinesa, normalmente de entrada eles servem água quente. Isso mesmo, os chineses só tomam água quente quando estão almoçando ou jantando. Portanto tome cuidado antes de virar o copo, já que normalmente a água vai estar pelando, e você pode queimar a sua boca. Normalmente não é recomendável tomar água da torneira. Você até pode escovar os dentes e fazer as necessidades normais com essa água, mas não é potável. Água para beber, você pode pegar qualquer marca no supermercado. As águas em geral, engarrafadas para beber, são liberadas para consumir.
Cerveja na China geralmente é consumida em temperatura ambiente, então se você quiser uma cerveja gelada em qualquer lugar (restaurantes, bares, hotéis), é sempre importante que você diga uma nova palavra mágica, que é muito importante para quem quiser algo gelado que é: WO YAO BINGDE. Se você falar isso, os chineses vão entender e trarão uma bebida mais gelada pra você.
Atenção
Última dica importantíssima: tome muito cuidado quando alguém parar você na rua. Normalmente essas pessoas querem algo de você. Se alguém te oferecer para tomar um chá, uma cerveja, não dê ouvidos e deixe a pessoa falar sozinha. Geralmente eles utilizam esse tipo de aproximação para levar os estrangeiros para lugares já combinados, onde eles acabam ganhando uma comissão dos restaurantes para levar os estrangeiros, e a bebida normalmente é acima do preço de mercado. Na maioria são preços absurdos para tirar vantagens dos estrangeiros.
Bom, é isso, espero que gostem das dicas e deixo o link do meu blog que se chama Destino China no qual escrevo diariamente sobre dicas e coisas interessantes sobre a China.
Fotos e Texto By Theo Paul Santana
Rubens Salles says
Achava que só no Brasil tinha gente querendo enganar os outros rs.. Está ultima dica me deixou abismado, mas também não é nada de tão ruim que o Brasil não supera né kkkkk, mas muito bom saber disso, em 2019 estou querendo ir conhecer a China e as dicas me facilitam bastante, OBRIGADO.
Fernando Santos says
a china é impressionante… estive em HK a pouco e é demais!
Fernando Souza says
Obrigado pelas dicas me ajudaram muito e me pouparam um pouco de tempo gostei muito!
Juliana C. says
Nossa, adorei o post! Muito bom saber dessas coisas. Meu sonho é conhecer a China. Tomara que eu consiga ir logo para colocar em prática todas essas dicas. De toda forma, já salvei aqui nos meus favoritos para referências futuras!
Carioca Travelando says
Oi Juliana, que bom! Um grande abraço pra você e volte sempre :)
Elton says
Estarei na China nos proximos dias, dicas anotadas!!!! obrigado
Carioca Travelando says
Que coisa boa :) Boa viagem!
Beto Milane says
Realmente deve ser outro mundo, espero um dia ter a oportunidade de conhecer, a comida de rua parece ser impressionante, parabéns pela postagem, muito legal!
Rafael de paula says
Viajar pra mim ainda é um grande sonho,mas ainda vou conhecer a austrália e a nova zelandia são países muito lindos.
Cristiane Senna says
Meu sonho é conhecer a China, muito boa as dicas, principalmente a primeira de escrever o nome do hotel em Chinês, eu nunca pensaria nisso.
Marcos says
Que massa, tenho muita vontade de Conhecer a China. Tenho um amigo que foi agora no programa Ciências sem Fronteiras para Xangai. Ele tá adorando, curtindo muito a cidade, disse que é maravilhosa e o povo acolhedor.
Valeu pelas dicas, quem sabe um dia irei lá.
Abraço!
Carioca Travelando says
Oi Marcos, obrigada pelo seu comentário. Que bom que as dicas aqui te ajudaram. Um grande abraço!