Carioca Travelando checking in…
Mais uma vez as viagens de trem estão me surpreendendo. Enquanto viajo e aprecio a paisagem (53% da Suécia é composta por florestas), aproveito para colocar os posts do Carioca Travelando em dia. E tem coisa mais feliz do que poder atualizar o Blog pra vocês, com essa vista? Dessa vez estou no trem indo de Bergen para Oslo e no post de hoje conto as minhas primeiras impressões de Estocolmo (ainda fresquinhas), o primeiro país nórdico que eu tenho a oportunidade de conhecer.
Transporte
Achamos o vôo de Dubai (DXB), para o aeroporto internacional de Arlanda (ARN), bem rapidinho (6 horas), e vou confessar que a viagem foi muito tranquila, principalmente para as crianças – que ficaram assistindo os diversos filminhos infantis que a Emirates oferece. Eu já tinha pesquisado que o aeroporto de Arlanda ficava há uns 40 minutos de carro do nosso hotel (ficamos em frente a Stockholm Central Station), mas como li bastante que o transporte na Suécia funcionava muito bem (país de primeiro mundo, né?), resolvemos ir de trem para o hotel.
E foi a melhor coisa que fizemos. Compramos os tickets do Arlanda Express, lá no aeroporto mesmo. E como a maioria dos trens que pegamos na região, as crianças tem lugar marcado mas viajam de graça (No kidding). O trem chegou pontualmente (tem trem a cada 20 minutos), e a viagem até a Stockholm Central Station durou uns 20 minutos. Fica a Dica: táxi é caro, use sempre que puder o transporte público – trem, metrô, ônibus.
Hotel
Escolhemos o Radisson Blu Waterfront, devido a localização super central – o hotel fica em frente a Estação Central de Estocolmo (na cara do gol, como dizemos lá no Rio). Além de já conhecer a rede Radisson Blu e saber o que iríamos encontrar – viajando com as crianças sempre procuramos evitar qualquer perrengue pelo caminho.
O quarto espaçoso, limpíssimo e muito confortável. Eu li nas reviews do hotel que o café da manhã era ótimo, mas não imaginava que fosse m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. Confesso que o café da manhã deles está agora entre os meus top 5. Muitas frutas, frios de primeira qualidade, pães incríveis (faço parte do time das completamente apaixonada por pães), iogurtes, sucos e claro, muito bacon, salame, linguicinha… resumindo: muito porquinho (que eu sinto uma saudade danada, já que na Arábia é proibido, né?). A dieta foi para o beleléu mas por uma causa justíssima, concordam? Foi simplesmente espetacular. Fico devendo a foto porque eu estava muito ocupada me esbanjando.
Gente Bonita e Educada
Oh lugar pra ter gente bonita, viu? Sem brincadeira, pelo menos aqui em Estocolmo só tenho visto modelos pelas ruas. As mulheres e os homens são altíssimos, magros, e a maioria da população é branquinha com os cabelos e olhos claros. Todos parentes da Gisele Bündchen e do marido dela Tom Bradley – só pode ser. Quem aqui curtia o “Sai de Baixo”, aquela série que passava aos domingos na TV Globo? Eu adorava assistir as histórias do Caco Antibes, interpretado pelo Miguel Falabella. Literalmente me sinto na terra dos príncipes nórdicos aqui na Suécia – apesar de suas raízes dinamarquesas. Esse povo nórdico é mesmo muito bonito, sem contar que eles ficam ainda mais bonitos pois são extremamente educados. “Por favor, com licença, muito obrigado”, além de por exemplo, os carros pararem para você poder atravessar a rua, são atitudes cotidianas por aqui, dentre outros lugares da Europa. Podia ser sempre assim, em todos os lugares, né?
Resumão dos primeiros dias
As primeiras impressões de Estocolmo não podiam ser melhores: a cidade é extremamente limpa, respira história e cheia de gente bonita. Mas aviso que tudo isso tem um preço e viajar por aqui não é barato, mas não é nenhum absurdo. Hotéis, transportes e comida por exemplo são mais caros do que comparados a outros lugares da Europa ou Estados Unidos. Mas o custo acima da média tem os seus benefícios, como a convivência com um povo educadíssimo, comida gostosa e o transporte que funciona muito bem.
O clima com sol e céu azul (aqui é verão e a média é de 22C), completam a felicidade da Carioca Travelando na primeira viagem à Escandinávia. No verão, os dias por aqui são loooongos, e ontem as 10 da noite ainda tínhamos a presença gloriosa do astro rei. O maridão sempre me cantou para vivermos por essa região e tô achando que esse viajão de verão tem segundas intenções… ;)
De toda maneira, Carioca combina com praia mas confesso que estou gostando muito da Suécia até agora, e quem sabe, daqui há alguns anos, a gente não vem viver na terra dos Vikings? Por agora, continuamos descobrindo Estocolmo e logo volto para contar tudo o que vi e vivi nessa passagem pela terra da Roxette pra vocês – direto do Good Times 98, quem é do Rio vai entender.
Vem comigo nessas próximas semanas, e acompanhe essa viagem pelo Instagram, Facebook e Twitter.
Carioca Travelando checking out… até daqui a pouco :)
by Carla F.
Fotos by Vidal Ferreira Photography
Marcia Ramalho says
Com tantas árvores como você falou, o “ar” da suécia deve ser uma delícia rsrs.
Beatriz says
Uau!!!!
Já tinha ouvido falar muito bem da Suécia antes, minha esteve em Estocolmo há dois anos e voltou completamente apaixonada. Agora vejo mais detalhes por aqui, e isso só me estimula a conhecer este país uma dia!!!
Parabéns pelas fotos incríveis!
Bia
Maria Shaw says
Que bacana!!! Quero muito conhecer os Paises Nordicos e ver toda essa gente bonita e educada:))
Carioca Travelando says
Oi Maria, lá é lindo, quando você for me conta o que achou ;) Bjsss