A melhor viagem de trem da vida

Carioca Travelando checking in

Eu nunca imaginei um dia visitar a Noruega. Quando eu fazia curso de comissária de bordo (sim, me formei em comissária de bordo no Rio, mas nunca trabalhei na área), tinha uma colega que já tinha vivido na Noruega. Ela sempre falava que lá era frio, e que no inverno era muito difícil morar por lá, pois além de congelante, o país passava a maior parte do tempo no escuro. Logo a visão que eu tinha através dos relatos dela da Noruega, naquela época há mais de 10 anos atrás, era de um lugar coberto de gelo – como se ela morasse num iglusinho no meio do nada. Ah coitadinha de mim… como eu estava enganada!

Noruega

E esse foi um dos cenários durante a nossa viagem de trem Oslo-Bergen-Oslo.

Passamos por Oslo que é uma g-r-a-c-i-n-h-a (já já conto como foi tudo, tim tim por tim tim). E hoje o post é sobre a nossa viagem de trem da atual capital da Noruega para a antiga Bergen. Para chegar até lá pegamos um trem saindo da Estação Central de Oslo, e a nossa viagem durou aproximadamente 6 horas. Eu fiquei impressionada com a qualidade das instalações e dos serviços do trem, sem contar as paisagens incríveis pelo caminho (tipo papel de parede do Windows, sabe?).

Noruega

A paisagem mudava constantemente: montanhas, pastos, verde, lagos… e também muita neve.

Pra começar, comprei todos os tickets online, reservei os assentos, a classe que iríamos viajar – tudo prático e muito fácil. E uma surpresa boa: meus meninos que completam 5 anos esse ano, ficaram isentos de pagar passagem e mesmo assim tinham assentos marcados.

Noruega

Hora de embarcar…

Na ida escolhemos viajar numa sessão conhecida como “Familie”. É uma área exclusiva para as famílias, com estacionamento para carrinhos, banheiros com trocadores e um parquinho dentro do trem. Meus meninos ficaram enlouquecidos com o parquinho, eles simplesmente amaram essa parte da viagem de trem dedicada à eles.

Noruega

Área do trem reservada a família

Os prós da área “Familie”: para bebês e crianças essa área é perfeita. Além do parquinho, as crianças fazem amizades e tem um playdate praticamente durante as 6 horas de viagem. Os contras (eu confesso), é que foi um pouco difícil tentar dormir ou descansar com toda aquele criançada brincando junta o tempo todo. Mas valeu a pena ver os nossos pequeninos tão felizes com o parquinho e com os novos amiguinhos.

Noruega

Essa área era dominada pelos cotoquinhos felizes da vida :)

Você sabe que para o Carioca Travelando, o que importa é a experiência. Sendo assim, resolvemos experimentar uma outra classe do trem, na nossa viagem de volta de Bergen para Oslo, escolhemos uma sessão conhecida como “Komfort. Para viajarmos nessa área foi preciso pagar uma taxa adicional. A Komfort tem alguns benefícios como: assentos um pouco maiores, (que reclinam mais do que na “Familie”), tem uma máquina com bebidas quentes para você usar a vontade (chá, café, chocolate quente…), e o banheiro é bem maior. O nome dessa área já diz tudo: é a área mais confortável para se viajar no trem.

Noruega

A área no trem conhecida como “Komfort”

Em um dos vagões do trem, tem um restaurante que eu adorei. Você pode comprar e levar para comer no seu assento ou, se preferir, pode comer por lá mesmo. Eles tem um menu cheio de opções de comida, incluindo pizzas, cachorros quentes, comidinhas locais, purezinho de batata para as crianças… bebidas e sobremesas – eu achei o máximo. Tudo muito gostoso (o cachorro quente deles é maravilhoso), e o serviço foi excelente, muito bem organizado. Tanto na ida quanto na volta os funcionários noruegueses foram super simpáticos, educados e prestativos. Eu sei que é difícil não comparar, mas para quem tinha acabado de fazer uma viagem de trem, cruzando o deserto na Arábia Saudita, agora fazer uma em seguida, e logo na Noruega, realmente foi um contraste pra mim.

Noruega

Hora de fazer uma boquinha no trem – por aqui não tem Ramadan ;)

E você pode pensar: “Nossa 6 horas dentro de um trem… é uma viagem longa…” Que nada. De verdade, passou super rápido. Eles tem Wi-Fi gratuito durante toda a viagem em todas as sessões do trem. Dá para atualizar os e-mails, navegar nas redes sociais, levar o laptop com os filmes preferidos ou acessar o Carioca Travelando e colocar a leitura das aventuras em dia… :) Para as crianças, trouxemos várias atividades, como livrinhos de colorir, folhas para desenhar, adesivos… e claro, o bom iPad nosso de cada dia, cheio de joguinhos educativos para a felicidade dos nossos pequeninos.

E para fechar o post com chave de ouro, além de tudo isso, o visual de dentro do trem é simplesmente de babar. Pra mim foi o highlight da viagem de trem. Foram 6 horas de cenários incríveis… muito verde, montanhas, lagos e para nossa alegria, vimos muita neve também. O visual é sensacional, parece que estamos passeando pelas fotos que só vemos na National Geography.

Noruega

É ou não é uma pintura?

É sem dúvidas imperdível. Vale muito a pena ir de trem de Oslo para Bergen, não apenas pelo serviço e conforto que o trem oferece, mas principalmente pelas paisagens espetaculares que tivemos a oportunidade de ver pelo caminho. As crianças adoraram cada novo cenário que aparecia pela janela, e o marido já falou que quer repetir a viagem. São imagens que ficarão para sempre na minha memória. Simplesmente fantástico.

Não deixe de acompanhar o Carioca Travelando durante o viajão de verão pela Escandinávia através do InstagramFacebookTwitter e também pelo Pinterest :)

Carioca Travelando checking out… até daqui a pouco!

by Carla F.

Fotos by Vidal Ferreira Photography

Comments

  1. carlos says

    Viajar de trem, me lembra minha infância, olhar pela janela e v a paisagem passar como um filme, bons tempos.

  2. Fabio Xavier says

    Muito Obrigado por descrever sua viagem. Me ajudou muito pois também estou interessado em viajar para a Europa a passeio e não sei qual pais visitar.

  3. Cláudio Antônio says

    Ótimo artigo adorei , adoraria andar de trem e ver aquela paisagem linda , vale muito a pena

  4. Morgana says

    Belíssimas fotos, uma mais bela do que a outra. Adorei sua postagem, adorei ainda mais a descrição da viagem no trem. Pretendo acompanhar sempre seu blog

  5. Guilherme says

    Eu também tinha essa visão de que a Noruega, por ser frio e escuro seria um país pouco atrativo, mas depois de ver o seu post, com essas paisagens lindas, acho que vai entrar na bucketlist.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge