Carioca Travelando checking in…
É com muito orgulho que hoje recebo a minha querida amiga Wanessa (com W) Ribeiro de Sousa :) Wanessa estudou comigo no ensino médio (o antigo segundo grau, lembra?), lá no Rio, e hoje quase me mata de tanto orgulho. Ela é professora de português e espanhol, mestra em literatura cubana e está vivendo uma temporada na Espanha devido ao seu Doutorado. Além de tudo isso ela é linda, inteligentíssima, amiga do Carioca Travelando e ainda escreve o Blog Fessora, onde divide suas dicas e reflexões sobre educação e suas experiências em sala de aula. Hoje a Wanessa conta pra gente como foi a sua experiência fazendo um FREE (de grátisss), walking tour em Paris. Ficou curioso? Confira agora no texto abaixo da Fessora ;)
“Olá galera, tudo bem?
Fui convidada pela Carlinha a compartilhar com os leitores do Carioca Travelando uma dica de FREE walking tour…. Opa, FREE, de grátis, sem precisar pagar nada? Vamos entender como isso funciona:
A Sandemans é uma empresa fundada em 2004 que começou em Berlim, com passeios exclusivamente em inglês, e hoje está presente em 18 países oferecendo serviços turísticos em outros idiomas. O free walking tour parece ser o carro-chefe deles. Com essa inciativa, divulgam o nome, filosofia da empresa e também os passeios pagos. Então… é uma ação colaborativa, voluntária. O guia não recebe nada da empresa nesse tipo de passeio. Toda a renda recolhida durante o free Walking tour vai diretamente para o guia turístico e não há valor mínimo ou máximo para a contribuição. Vi gente dando 5, dando 20 euros e não contribuindo com nada pela visita. Em nenhum momento, até agora, os guias pressionaram pela colaboração. Não passaram chapeuzinho, saquinho, nada.
A reserva é feita pelo site e eles enviam por e-mail o comprovante da sua reserva, que deve ser apresentado no ponto de encontro 15 minutos antes do horário marcado para o Walking Tour (não precisa imprimir, basta mostrar no celular).
No ponto de encontro os grupos são divididos segundo o idioma e recebem um ticket como este:
Ele serve como controle seu, do guia e da empresa. Qualquer aspecto que tenha dado muito certo ou muito errado pode ser reportado a empresa usando como base esse número. Achei isso muito interessante. Todos podem ter um mau dia né? Achei muito legal estabelecer esse canal de comunicação com os viajantes.
As opções de idiomas das visitas guiadas eram inglês e espanhol. Nada de português por enquanto, infelizmente… Minha guia de Londres foi a Florencia, uma argentina animadíssima, professora, que nos contou histórias mais que especiais durante as TRÊS horas de caminhada. Em Paris a Cristina, espanhola, licenciada em História, foi quem nos acompanhou no free walking tour e a experiência foi tão bacana que fechamos um pacote que incluía uma Visita a Montmartre , um passeio nos Jardins de Versalhes e um passeio de barco no rio Sena.
Essa não é a única empresa a operar nesse sistema. Em Paris vi uma galera com um guarda chuva branco. Era o pessoal da White umbrella que oferece o mesmo serviço em três locais. Não fiz o passeio. Se você se animar a fazê-lo passa aqui pra dividir sua experiência com a gente.
Pra quem gosta de caminhar e ouvir histórias de forma descontraída é uma ótima pedida. Uma opção de passeio para todos os gostos e bolsos. Recomendo fazer no primeiro dia da viagem. Venho usando esse passeio como minha maneira de fazer um reconhecimento geral da cidade. Já estou com as minhas reservas de Bruxelas e Madrid. E você, já fez a sua? Espero que tenham gostado da indicação. Besitos da Fessora!”
Fotos e texto by Wanessa Ribeiro de Sousa
Diz aí que você também não ficou morrendo de vontade de fazer um walking tour grátis agora? Wanessa minha amiga, muito obrigada por compartilhar conosco o seu relato. Dúvidas de português, espanhol, literatura cubana e afins, (junto ou separado?!), já sabe: falem com a minha amiga Fessora.
Carioca Travelando checking out… ;)
Joao desales says
Boa noite e obrigado pela postagem fui no site não achamos free tour en espanhol ou portugues de momartre e versailles.
Obrigado
Carla Ferreira says
Oi Joao, talvez eles tenham atualizado o website? Minha sugestão é enviar uma notinha diretamente pra eles perguntando sobre os tours em outros idiomas nessas regiões que você mencionou. Boa viagem e muito obrigada pela sua visita!
Fernando Cezar Pauletto says
Paris é uma cidade para ser visitada caminhando. Assim conhecemos a verdadeira cultura francesa e o cotidiano dos moradores locais.