Olá Viajantes,
Carioca Travelando checking in… :)
Quem resiste aos encantos da Espanha? Depois de contar as minhas aventuras numa deliciosa aula de culinária Catalã, hoje compartilho com vocês a nossa visita ao incrível Mosteiro de Nossa Senhora de Montserrat, padroeira da Catalunha. O Santuário Beneditino que fica localizado sobre um belíssimo rochedo de montanhas, oferece vistas únicas desse lindo vale.
Como chegar
Você pode ir até Montserrat de carro ou de trem. Nós alugamos um carro em Barcelona (já que estávamos a caminho da Riviera Francesa – logo logo conto mais), e com ajuda do GPS chegamos tranquilamente ao mosteiro. Eu recomendo a viagem: o caminho é muito bonito e as estradas bem conservadas. Nossa viagem de carro saindo de Barcelona até lá durou mais ou menos 1 hora e meia (paramos várias vezes para tirar fotos da exuberante paisagem).
A estrada que dá acesso ao Mosteiro é bem sinuosa, encravada na encosta das montanhas. Confesso que nossa subida teve bastante adrenalina: para apreciar o visual incrível lá de cima, era quase que impossível ignorar o altíssimo penhasco. Subida com emoção!
Dica: se escolher ir de carro, procure chegar cedo à Montserrat: o estacionamento apesar de ser enorme, estava bastante cheio no dia da nossa visita. Meu marido nos deixou quase na porta de entrada e teve voltar para estacionar – e fazer uma boa caminhada. Depois daquela Paella, até que foi benvinda.
Se escolher ir de trem para Montserrat você deve ir até a estação ferroviária Espanya, que fica nas linhas de metro verde e vermelha – o que as torna bastante acessível partindo do centro de Barcelona. Chegando na Espanya, procure a linha R5 e caminhe para Manresa. Minha sugestão é que você chegue até a estação Espanya com tempo (essa estação de trem é enorme), pois a princípio pode parecer um pouco confuso para encontrar a linha R5. No site oficial da empresa de transporte, você encontra maiores informações, bem como os horários de saída e chegada dos trens.
A história do Mosteiro
Em 1025, foi fundado o Mosteiro de Santa Maria de Montserrat. O pequeno santuário logo começou a receber peregrinos e visitantes que contribuíram para a propagação de histórias de milagres realizados pela Virgem. De 1493-1835 o mosteiro passou por grandes reformas, crescendo bastante. Durante os séculos XVII e XVIII, o Santuário tornou se um centro de referência cultural. Um bom exemplo foi que na época, a Escola de Música de Montserrat produziu importantes compositores que seriam reconhecidos nas décadas seguintes.
A Guerra Franco (1808-1811), e a desvinculação em 1835 trouxe destruição e abandono à Montserrat, mas em 1844 começou a restauração da vida monástica e, em 1881, foi realizada uma Festa para a coroação da imagem de Nossa Senhora, pela qual foi proclamada Padroeira da Catalunha pelo Papa Leão XIII. A Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939), levou mais uma vez ao abandono do mosteiro. No entanto, o Governo da Catalunha conseguiu proteger de que o Santuário fosse saqueado e destruído.
Hoje, Montserrat foi modernizada para continuar atendendo às necessidades dos diversos peregrinos que visitam o santuário mesmo após quase mil anos desde que ele foi fundado.
A Padroeira
A imagem da Santa, que é popularmente conhecida como La Moreneta, devido à cor escura da sua pele, é realmente uma escultura românica muito bonita do século XII. Em 1947, a imagem foi colocada em um altar de prata, pago pela população e instalada na parte superior da basílica. Uma curiosidade é que ambas Nossa Senhora da Aparecida (padroeira do Brasil) e a Virgem de Montserrat são negras.
A imagem imita um modelo popular, a de Nossa Senhora em Majestade, com uma atitude totalmente frontal e Menino Jesus em seu colo no centro. Ambas a mãe e a criança usam coroas.
Bom lembrar…
O mosteiro é um santuário religioso portanto lembre de visitá-lo com roupas comportadas – que cubram os joelhos e os ombros. Cuidado com os flashes das câmeras fotográficas e barulho – muitos fiéis estão lá num momento especial de oração, e é importante termos esse cuidado com os devotos da Virgem de Montserrat.
Bondinho Santa Cova e Sant Joan
O Santa Cova conecta o Santuário com uma capela que fica dentro de uma caverna, onde segundo a lenda alguns pastores encontram a imagem da Padroeira, a Virgem de Montserrat. O teleférico vai até o lugar onde se encontram várias esculturas catalãs que ficam ao ar livre, de artistas como Antonio Gaudí, Josep Llimona entre outros.
Localizado a 1000 metros acima do nível do mar, o bondinho Sant Joan, oferece uma vista panorâmica espetacular de Montserrat – ele faz 507 metros em sete minutos! Indo à Montserrat não perca a oportunidade de subir em um desses teleféricos e aproveite a incrível paisagem.
Mais…
Além do majestoso Mosteiro, Montserrat possui o Museu de Montserrat, uma Zona de Picnic, Correios, Lojinhas de Souvenir, Restaurantes (almoçamos no buffet e estava bem gostoso), e um Espaço Áudio Visual. Além de dois hotéis o Hotel Abat Cisneros e o El Bosc. Para maiores informações acesso o site do Mosteiro de Montserrat.
O Mosteiro de Montserrat além de me fascinar pela riqueza histórica, me transmitiu uma grande paz interior. Eu pude sentir isso também no rosto de cada pessoa, tanto fiéis como nos turistas, uma tremenda admiração diante de tamanha beleza arquitetônica, tudo isso bem no alto de montanhas. Visitando Barcelona, a viagem ao sensacional mosteiro de Montserrat, não pode ficar de fora do seu roteiro.
Não deixe de acompanhar o Carioca Travelando no Instagram, Twitter e Facebook. Te vejo na próxima aventura, até lá :)
Carioca Travelando checking out… :)
By Carla F.
Fotos by Vidal F. & Carla F.
Jessica Lara says
Ai que lugar maravilhoso eu amo viajar mas neste momento o ideal é ficar em casa mesmo, faz um poste sobre a culinaria da espanha.
Sergio says
Barcelona ! gostaria muito de estar ai , mas fazer oque as vezes condição financeira não permite, mas um dia chego ai ! :(
laura says
oitmo blog parabens
Marlon says
Gostei muito do artigo, aliás você esta de parabéns pelo blog todo!
Um dia ainda quero fazer uma viagem para a Espanha, sonho com isso a muito tempo :)
Priscila says
Gostei do seu site, repleto de conteúdo de qualidade para nós leitores. Continue postando!
Carioca Travelando says
Oi Priscila, Brigadão pelo seu Feedback! Volte mais vezes ;)
vera says
Visitei Barcelona e Montserrat 24anos atrás e sempre lembro como foi emocionante assistir ao Coral de crianças dentro do mosteiro. Acho que eles se apresentam todos os dias às 11 horas?