Ramadan Kareem

Olá Viajantes,

Carioca Travelando checking in… :)

Hoje, 29 de junho de 2014 começa o Ramadan, um dos 5 pilares do Islã, e o período mais sagrado para os muçulmanos no mundo inteiro. De acordo com o centro de pesquisas Pew (Pew Research Center), os muçulmanos são 1.6 bilhões de pessoas, cerca de 23% da população da mundial, fazendo do Islã a segunda maior religião no mundo.

Mesquita Masjid As-Syakirin em Kuala Lumpur, Malásia

Mesquita Masjid As-Syakirin em Kuala Lumpur, Malásia

Mas o que é o Ramadan?

O Ramadan é um período de provação, onde os adeptos ao Islã fazem jejum desde o nascer até o pôr do sol durante aproximadamente 29 a 30 dias. É também um período de oração, ênfase na caridade e união familiar para os seguidores da doutrina Islâmica.

O Ramadan acontece sempre no nono mês do calendário islâmico, conhecido como hijri (calendário lunar). Esse calendário é de 11 a 12 dias mais curto que o nosso calendário (que chamamos de Gregoriano). Entretanto a data do Ramadan acontece de 11 a 12 dias mais cedo a cada ano. A palavra “Ramadan” é de origem árabe e significa “calor/secura”. O que determina mesmo o início do Ramadan é a lua crescente, que varia para ser vista no céu, dependendo de que lugar no globo você se encontre. O Ramadan termina com o feriado conhecido como Eid ul Fitr, que para os muçulmanos representa um dia de muita gratidão e celebração.

Uma das vestimentas tradicionais para a mulher nos Emirados Arábes

Uma das vestimentas tradicionais para a mulher nos Emirados Arábes

Para os seguidores da religião islâmica, o mês do Ramadan é ainda mais especial pois eles acreditam ser o mês em que o Alcorão foi revelado ao profeta Maomé. O jejum é obrigatório a todos os muçulmanos adultos. Além do jejum de alimentos e água entre o nascer e pôr-do-sol (que dependendo de onde você esteja no mundo, pode durar entre 12 a 17 horas), os muçulmanos também não podem ter relações sexuais, ou fumar nesse período. Para a religião Islâmica o Ramadan ensina seus fiéis a terem maior auto-controle de suas vontade carnais, e também a valorizarem a todas as bênçãos que possuem nessa vida. É um momento também da prática da compaixão e caridade: se sentir um pouco como uma pessoa que realmente passa fome.

As crianças, mulheres que estejam amamentando, menstruadas ou grávidas, e adultos com problemas mentais ou físicos, são isentos de fazer o jejum com algumas poucas outras excessōes.

Mesquita Azul em Istambul, Turquia

Mesquita Azul em Istambul, Turquia

Depois que o sol se põe, o que coincide com a quarta oração do dia (Maghrib), os muçulmanos fazem a quebra do jejum (Iftar) com a oração. O Iftar é sempre um banquete – parece o que é para nós a ceia de Natal – sendo que nós fazemos a ceia uma vez por ano, e eles fazem todos os dias durante o período do Ramadan. Eles passam praticamente a noite inteira comendo, confraternizando entre os amigos e familiares, numa grande festa.

Aqui no Oriente Médio, por exemplo, os que são muçulmanos, tem uma jornada de trabalho reduzida durante esse período. Muitos deles, vão pra casa descansar e dormir, pois afinal estão de jejum desde o nascer do sol, e vão passar a noite inteira ceiando e celebrando.

O Turista e o Ramadan

Mesmo você não sendo muçulmano, se você está visitando ou mora num país de maioria muçulmana, deve tomar certos cuidados durante o Ramadan. Os horários de funcionamento dos restaurantes, supermercados e comércio em geral mudam completamente. Expatriados, como eu, e turistas não podem comer em público, muito menos beber água. Isso é considerado uma grande ofensa para os que estão fazendo jejum, considerado tão difícil para eles. Eu já passei por cada situação quando morava em Dubai… uma vez por exemplo, tive que almoçar as escondidas, dentro do carro – parecia até uma criminosa. Brincadeiras à parte, o assunto é sério, e não aconselho a fazerem o que eu fiz, em alguns países isso pode resultar em multas e até mesmo cadeia.

Uma noite beduína na Arábia Saudita

Uma noite beduína na Arábia Saudita

Então, não dê bobeira: durante o Ramadan, você turista, pode seguir com a sua alimentação, mas dentro da sua casa, no seu hotel, nos restaurantes autorizados, enfim a quatro paredes. Muitos restaurantes em hotéis funcionam normalmente e você pode fazer suas refeições por lá também sem problemas. Em Dubai, por exemplo, os restaurantes dos hotéis abrem normalmente e os restaurantes de rua que ficam abertos, funcionam com um tapume (uma forma de esconder o que se passa lá dentro para os muçulmanos que por ali passam).

Grande Mesquita em Abu Dhabi

Grande Mesquita em Abu Dhabi

Abaixo segue um esquema bem resumido, com respectivo nome em árabe, de um dia de um muçulmano durante o Ramadan:

  1. Sahoor – refeição que eles fazem antes do nascer do sol, junto com a primeira oração do dia;
  2. Iftar – Período em que eles quebram o jejum, depois do pôr do sol. Acontece no mesmo momento da quarta oração do dia;
  3. Tarawaih – Oração opcional para os muçulmanos – que acontece por volta das 20 – 21 horas;
  4. Qiraat – Leitura que os muçulmanos devem fazer durante qualquer tempo livre que tenham no Ramadan;
  5. Qiam – Oração opcional durante os últimos 10 dias do Ramadan

Há controvérsias… os Benefícios do Jejum

Existe ainda muita controvérsia, mas alguns dizem que o jejum pode sim trazer muitos benefícios a saúde. Podemos notar que várias religiões incentivam o jejum em algum momento (por exemplo o Catolicismo e o Budismo). Parece que o jejum ajuda a diminuir a pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. Sem contar que aumenta o seu auto-controle, força interior e disciplina durante o período em que você precisa controlar-se (e “aguentar” firme mesmo), o desejo e necessidade de se comer.

Família vestida a caráter ;)

Família vestida a caráter ;)

Então para aqueles que estão visitando ou os que vivem e estão passando o Ramadan em países islâmicos, lembrem-se, muita cautela: não se alimente nem beba água em público. Caso tenha dúvidas de como se portar e o dos e don’ts, pergunte a um veterano. De resto, aproveite esse período respeitoso, festivo e tradicional para o Islã – em que as noites são repletas de muita celebração e alegria.

Carioca Travelando checking out… :)

Ramadan Mubarak! (em árabe: um Ramadan abençoado à todos!)

By Carla F.

Fotos By Vidal & Carla F.

Comments

  1. Simone says

    Adoro teus posts! Sempre muito informativo, cheio de novidades e muita cultura! Amo! Obrigada! Bjosss

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CommentLuv badge