Quem me conhece bem sabe como fui chata para comer. Fui uma criança muito chata mesmo! Destaco o “fui“, pois tenho consciência que já melhorei muito e posso melhorar ainda mais. Talvez, eu nunca seja apaixonada por todos os alimentos, mas sei que estou em um processo (a passos largos e felizes!), de melhora e evolução contínua quando assunto é alimentação.
Graças a Deus, sempre fui muito saudável (por exemplo, minha mãe se orgulha em dizer que eu nunca tive anemia), muito levada e feliz. Apesar de ter pais que sempre comeram de tudo, servindo de modelos dentro de casa, quando pequena, por exemplo, eu não comia caroço do feijão (“só o caldinho, mãe!”).
E até hoje não sou fã de cebola (para dar aquele gostinho na comida, ralada sim, mas aquele cebolão grande, ainda não me desperta interesse).
Cresci com alguns pequenos ajustes positivos na alimentação, mas continuava comendo as “porcarias” de cada dia: muito sorvete, refrigerante, frituras, doces… e sempre sortuda por ser magricela e saudável. A boa genética, graças a Deus, sempre esteve ao meu lado.
Mas o tempo vai passando e vamos amadurecendo. Meu esposo por exemplo, é aquela pessoa que come de tudo – até pedra! Ele sempre me incentivou a comer melhor, sempre me apresentando novos alimentos, sempre insistindo para eu provar novos sabores. E depois de ser mãe, minhas percepções com relação a comida mudaram muito também. Toda mãe quer o melhor para o seu filho, quer ser o exemplo, e sendo mãe em dose dupla, comigo, não poderia ser diferente. Após alguns cursos de culinária, viajando por esse mundão, experimentando e conhecendo novos ingredientes e sabores, eu percebi como podemos criar receitas saudáveis e principalmente gostosas. Claro que eu ainda gosto de um hambúrguer, uma batata frita e pizza de calabresa, mas comer isso sempre, já não me interessa mais. Hoje se como com mais freqüência comidas mais gordurosas e processadas, já não me sinto fisicamente bem.
Um ótimo exemplo é o refrigerante: logo que o teste de gravidez deu positivo, perdi a vontade, e essa bebida desapareceu de vez da minha vida – agora somente sucos de frutas naturais, e água com gás – minha atual paixão!
E claro, uma coisa puxa outra: você come melhor, dorme muito bem… a disposição aumenta… cresce a energia para fazer atividades físicas… a gordura corporal vai embora, dando lugar a massa muscular (para nossa alegria!). Você se olha no espelho e fica feliz com o que vê – se apaixona por esse círculo vicioso da saúde e do bem estar.
Minha formação não é na área de saúde, e por isso estou sempre buscando os que entendem sobre o assunto. Atualmente estou fazendo um curso maravilhoso da Coursera – Child Nutrition and Cooking (Nutrição e Culinária Infantil), pela Stanford University. Estou completamente apaixonada pelas aulas on-line, onde aprendo sobre os alimentos, seus benefícios, receitas práticas e deliciosas para toda a família (através de uma das melhores Universidades do mundo). Se você entende um pouco de inglês, não deixe de conferir. E o melhor: o curso é gratuito. No excuses ;)
*Algumas sugestões de documentários sobre o assunto:
Meu primeiro documentário sobre alimentação: Super Size Me (A dieta do Palhaço) – quando assisti há muitos anos atrás, eu comia muito fast food quando morava nos EUA (experimentei TODOS os Fast Foods que existiam lá), e o resultado disso foram 7kg a mais na balança na época.
Entre muitos outros documentários que já tive a oportunidade de ver, recomendo esse abaixo – mostra bem como os alimentos chegam as mesas dos americanos. Esse é imperdivel.
Os dois últimos documentários que sugiro a seguir, são muito interessantes, ambos com idéias distintas – o que eu considero ótimo para nos fazer refletir sobre o assunto, e cada um pode assim, tirar suas próprias conclusões. O primeiro é o The Perfect Human Diet (A Perfeita Dieta Humana) e o segundo, Forks Over Knives (Garfos ao invés de Facas).
Leio sempre o blog do Dr. Victor Sorrentino, um especialista na área da saúde. Procuro sempre acompanhar novos artigos e recentes estudos relacionados ao tema.
Enfim, depois de todo esse meu relato pessoal, acredito que a palavra chave de tudo na vida, inclusive com a alimentação, seja o EQUILÍBRIO.
E quando o tema é bem estar e saúde, para mim, radicalismos não funcionam. Nem só carnes, nem só vegetais. Uma dieta saudável (e principalmente deliciosa), acompanhada de exercícios físicos que sejam prazerosos, são fundamentais para uma boa saúde. O bom senso sempre funciona ;)
MUITA SAÚDE para todos nós!
Carla F.
Fotos by Carla F.
Olliver says
Que delícia, um franguinho desse vai bem qualquer dia🤩🤩 Delícia demais
erick says
muito bom o conteúdo
Gabrieli says
Realmente trocar habitos rapidos por algo natural e saudavel é muito importante , renova nosso corpo. Como substituir os remedios por anti-inflamatório e analgésico naturais. AMO
Eli says
Amei o artigo. Com toda certeza a alimentação é saúde e sem ela fica muito difícil para ter um bom estilo de vida. Por isso, me preocupo tanto com ela!
Ótimo artigo.
Wagner says
Adorei as dicas de saúde e alimentação. Obrigado estou sempre procurando mais informações a respeito de saúde e emagrecimento. Abração
Joana says
Adorei o conteúdo de vocês! Já me sinto muito mais motivada com estas informações!
Vinicius Vale says
Eu vi esse documentario do super size me do macdonalds. é mega interessante e ao mesmo tempo assustador! Eu recomendo para abrir os olhos sobre como funciona o mercado de fast food.
Giuliana Cardoso says
Obrigado pelas dicas, eu estou na batalha para perder a barriga, e a sua ajuda foi fundamental. Um abraço!
Fernanda says
Sempre com excelente dicas, adoro este espaço aqui na web :)
Gabriel Cristian says
Eu estou cursando educa e posso dizer, exercícios são 30% do trabalho, os outros 70% são alimentação, adorei seu post, muito obrigado pela historia, e continue, ganhou um seguidor!
Rodrigo Silva says
Parabéns pelo artigo, e como podemos ver nele,alimentação é tudo na vida da pessoa.Só assim,vai poder previnir doenças que podem ser mais propícias a chegar na velhice.
Dr. Now says
Alimentação é importante demais! Assisto sempre os episódios do programa Quilos Mortais. Vale a pena pra gente tomar consciência da nossa alimentação e hábitos!
Tatiana Felipe de Sousa says
Essa coisa de comida sempre vai ser a maior dificuldade do ser humano, sabemos que temos que cuidar na alimentação, mas também sabemos que não é tão fácil ser regrada, mas não tem saída é necessário.
Marcia says
Carla adorei essa matéria! aliás sou apaixonada por alimentação Saudável eu também acompanho o Dr Victor Sorrentino , Sigo a maioria das lives dele! Gosto Muito do Dr Lair Ribeiro e do Dr Juliano Pimentel, no começo achei difícil de implementar, mas foi aos poucos substituindo os alimentos que consegui levar uma vida Low Carb . hoje meu estilo de vida mudou pra melhor, graças a esses especialistas que sigo. Obrigada Sucesso pra você querida.
Carla Ferreira says
Obrigada você pela sua visita e comentário Marcia! Um grande abraço
Letícia Amelha says
A melhor maneira de evitar doenças e ter uma alimentação saudável e o mas natural possível, melhor ainda quando somos acostumados a comer frutas, legumes e verduras em geral quando ainda crianças.
Fica a dica para os pais.
Excelente artigo Carla Ferreira!
Parabéns!
Fabiana Cruz says
Parabéns pelo conteúdo.. Compartilhei com meus amigos no zap.. Alimentação é fundamental para a nossa qualidade de vida.
Aline - Dietagem.com says
Olá Carla! Crianças tem pavor de comer coisas verdes, por isso não te culpo por ter sido ruim para comer seus vegetais! rsrs Eu também era assim, mas mudei muito quando iniciei o curso de nutrição e aprendi sobre os alimentos.
Já assisti todos esses documentários que você mencionou, e se posso indicar um, recomendo o “Fed UP”. Tem na Netflix, nele você poderá aprender o quão maléfico é o açúcar! Bjos e bom trabalho com o seu blog, está ótimo!
Carla Ferreira says
Oi Aline, super obrigada pela sua visita e teu comentário aqui. Já assisti o “Fed Up” e também recomendo. Um grande abraço!
Fit Red Oficial says
“Food, Inc” é meio vegetariano? Eu gostaria de saber antes de assistir esse documentário se ele é o oposto do “The perfect human diet”, que me parece ser muito mais interessante para mim, sinto muito, mas eu sou meio (MUITO) carnívoro.
Parabéns pelo artigo. Sensacional, aguardo resposta
Carla Ferreira says
Olá, Food Inc fala sobre como a produção e comércio de alimentos são feitos nos USA, incluindo vegetais e carnes também. Eu recomendo! Obrigada pela visita e um grande abraço :)
Camila says
Adorei suas dicas! Depois que tive alguns problemas de saúde, mudei completamente meus hábitos… saude em primeiro lugar sempre! Beijos
cherline says
muito obrigada, amei o seu conteúdo
#alimentação#étudo
Sidnei Rodrigues Junior says
Parabéns por compartilhar essas dicas.
Estou na batalha para perder barriga,mas já percebi que só exercício não vai resolver.
Jeferson says
Também já FUI bem chatinho pra comer, mas agora estou mudando meus hábitos, aos poucos vamos tomando gosto por outras coisas, é questão de se acostumar, adorei a matéria!
Morgana says
NOSSA, QUE DELICIA. ME DEU UMA VONTADE IMENSA DE COMER ESSE PRATO KK
ÓTIMA POSTAGEM, PARABÉNS
Giovana says
Muito bom artigo e de fácil leitura, parabéns pelo blog e pelo belo trabalho que vem desenvolvendo. Abraços.
Rosi says
Ja assisti esses documentarios, e para mim o fork over knives foi o mais impactante!
Alan Santos says
Obrigado pelas dicas, eu estou na batalha para perder a barriga, e a sua ajuda foi fundamental. Um abraço!
Rosi Feliciano says
foi depois de assistir fork over knives que me tornei vegana!!
Mariana says
muito obrigada por está compartilhando, seu conhecimento com ,sua experiencia de vida alimenta está sendo de fundamenta importância para minha vida obrigado bjs
vilmar costa says
Muito obrigado por essas dicas maravilhosas…Simplesmente amei pois tinha muitas dúvidas sobre emagrecimento.
Pablo says
Muito bom o artigo. Amei!!!
Alimentação é tudo……
Serve tanto para ter uma vida mais saudável quanto para qualidade de vida.
Pablo says
Amei as Dicas e principalmente seu Blog. Ta de parabéns querida. Beijos!!!
Luciana says
Nós somos o que comemos! Alimentação saudável é fundamental para nosso bem-estar! Sucesso ao blog!
Receitas Fit says
Sou meio cético… Acredito até que esses alimentos saudáveis podem ajudar a emagrecer, mas se não houver exercícios em conjunto nem adianta tentar!
Sara Maranhao says
Que relato inspirador…. gosto muito de fast food tb.. nao morei fora do pais, mas todas as vezes em que estive comi como um cachorro esfomeado rsrs…. mas tb assim como vc sinto gosto pelas coisas boas… tento sempre seguir uma regrinha rsrs.. é gostoso e me faz bem? to dentro.. se é so gostoso (mc donalds) ou so me faz bem (chuchu – nao gosto) ja nao faco muita questao!
Pedro Paulo says
Muito banaca o post
O documentário Food, Inc é muito bom mesmo…
Outro documentário impactante é o “Muito além do Peso (Way Beyond Weight)” …recomendo.!!
Carioca Travelando says
Oi Pedro Paulo, muito obrigada pela sua visita! Também curto muito documentários. Um grande abraço
Makallister Reis says
Perdi muito peso quando larguei o refrigerante, pois tomava um litro todos os dias à noite quando chegava do trabalho e no fim de semana era de 4 a 6 litros. Hoje nem ligo mais.
Carioca Travelando says
Maravilha!
Paula says
Poxa que legal, me deu agua na boca. Alias otimas fotos. parabens pelo post
Alexandre Lima says
Muita gente nem acredita em alimentação saudável. Chamam de “dieta”. É complicado tentar manter alimentação saudável quando se convive em uma casa onde as outras pessoas nem tentam.
Sheila says
Eu também gosto de provar diferentes temperos e pratos, Hummm, obrigada pelo post.
Carioca Travelando says
Obrigada você Sheila pela visita! Um grande abraço :)
Carlos H Rocha says
Muito bom o artigo. Alimentação é tudo……
Serve tanto para ter uma vida mais saudável quanto para qualidade de vida.
Comecei a me preocupar mais com alimentação depois que conheci os benefícios de se alimentar bem excelente artigo.
ANDRE says
Adorei as dicas.
Alex Hunt says
Olá!
gostei muito do artigo, parabéns! Mantém assim! É dificil achar essas informações em outros sites, obrigado por compartilhar!
Catarina Pereira says
Adorei o seu artigo, eu penso que o fator mais importante nesse assunto de saúde é a consciência, como você citou no artigo. Com a evolução na tomada de consciência naturalmente a pessoa vai mudando os hábitos, sem dietas da moda, sem aquela tortura que muita gente reclama. E hoje vejo que é a única maneira de manter uma qualidade de vida a longo prazo. Entender realmente o porque se está substituindo alimentos, hábitos e etc. E parabéns pelo seu artigo que nos ajuda a tomar cada vez mais consciência e o quanto isso irá refletir em nossas vidas
Daniel says
Esto emagrecendo comendo, cortei porcarias, refrigerantes, tudo integral e de 3 em 3 horas, como mais q antes e emagreço.
Paula Soares says
” Procuro praticar atividades físicas todos os dias ”
Isso aaaiii !! Disciplina é tudo :D
Paula says
Belo artigo! E, quando se usa o cinema como aliado à causa, o impacto é muito mais contundente! Valeu pelas sugestões e lembranças da sempre necessidade de nos reeducarmos no quesito alimentação! Importante explorar todos os horizontes possíveis da culinária, pois esta sempre tem surpresas maravilhosamente saborosas!
Alice says
Gostei muito das suas dicas. Já estou te seguindo.
jacona says
Gostei do artigo, Todos nós estamos sempre em fase de melhoras!
Andréia says
parabéns pelo artigo, achei bem completo e bastante esclarecedor… da para comer coisas gostosas e ainda manter a forma…
Marta says
Ótimas dicas,pretendo assistir os documentários, confesso que adoro umas fritas com coca cola, mas me mantenho firme com uma alimentação saudável, mas uma vez por mês eu como algumas besteiras rsrsrs,abraço bjs!!!
Namaria Rosa says
Que legal! É sempre muito motivador encontrar alguém que aprendeu a se alimentar corretamente e pode nos transmitir conhecimento e energias positivas de alguma maneira. Comecei uma dieta recentemente e já sinto as diferenças, tanto nas rotinas diárias quanto no meu bem estar.
Carlos henrique says
Excelente Artigo muito bom mesmo obrigado por me ajuda parabéns.
leoncio calvario says
otimas dicas para a nossa saúde..
Maria says
Boa tarde,
Tudo que incentiva a alimentação saudável e a pratica de exercícios físicos, é muito bem-vindo. Parabéns pela matéria.
Maria Tereza says
Boa tarde,
Ótimas dicas. Chique hoje é ter saúde, procurando fazer atividades físicas e comendo produtos saudáveis que acabam sendo remédios naturais para o corpo.
Vinicius says
Top! Pena que não é fácil convencer nossos familiares a comer saudável! Bjos
Carioca Travelando says
Realmente Vinícius, convencer é bem difícil. O jeito é começar dando o exemplo. Um grande abraço
creuza says
nada como uma boa alimentação pra o dia a dia
Roger says
Confesso que gosto de fast food mas procuro moderar. Gostei das dicas de documentário, vou assistir. Abraço!
bruno says
Parabens pelo artigo, gostei muito… ter uma boa alimentação e essencial…
Marcos says
Adorei a indicação dos documentários, fiquei curioso para assistir e ver o que acontece. Muito bom seu artigo e também o seu blog. Tudo de bom.
Felipe says
Que delícia. deu até agua na boca…
Fernanda says
ótimas indicações. Obrigada por compartilhar conosco. Também estou tentando me alimentar melhor.
Joseph says
Sem sombra de dúvidas, excelente conteúdo!
Claudinha says
Já assisti o documentário Super Size Me, realmente é impressionante. Pretendo assistir os outros que você indicou.
Ótimas dicas, obrigada por compartilhar!
Carioca Travelando says
Oi Claudinha,
Que bom que você gostou, eu é que agradeço pelo seu comentário!
Um grande abraço :)
Carla says
Adorei as dicas!
Carioca Travelando says
Oi Xará, obrigada :)
Curso Diabetes Controlada says
Muito Bom!
Vou tentar assistir os documentários recomendados.
às Vezes, só conseguimos trocar atitudes através do conhecimento do que ocorre quando ingerimos muitos alimentos de má qualidade.
Amanda says
Show, dá para comer coisas gostosa e ainda manter a saúde. =)
Semente de Chia says
Caramba, que legal hein. Parabéns pela dedicação para manter a saúde e o corpo em forma. Dicas ótimas, valeu!!
Carioca Travelando says
Olá, fico feliz que tenha gostado das dicas. Um grande abraço!