Quando ainda morávamos em Dubai, tiramos o dia para passear na famosa cidade vizinha: Al Ain, que em árabe quer dizer literalmente “A Primavera”.
Também conhecida como “Cidade Jardim”, devido a grande quantidade de árvores, flores e muito verde, Al Ain está localizada no interior de Abu Dhabi, bem na fronteira com Omã. O trajeto de Dubai para Al Ain de carro, dura aproximadamente 1h e 40 min – a estrada é muito boa e bem sinalizada. Aumenta o som e curte a viagem!
Al Ain Zoo
Nosso principal objetivo era levar os pequenos para conhecer o famoso Zoológico de Al Ain. O zoo foi fundado em 1968 pelo Sheikh Zayed, conhecido como pai dos Emirados. É um programa tipicamente familiar, sucesso garantido com a criançada!
O Sheik Zayed conseguiu criar um zoológico único no Oriente Médio. Sua principal meta foi estabelecer um local para que os animais pudessem viver num ambiente com condições muito parecidas as naturais. O zoológico é conhecido por sua excelência em abrigar muitas espécies hoje infelizmente, ameaçadas de extinção.
O local possui uma boa estrutura para receber os visitantes, mas achamos que deixaram a desejar no quesito restaurante. No horário do almoço ficamos procurando um lugar para comer “comida” e não achamos nada do tipo (você encontrara fácil hamburgers, pizzas e salgadinhos, mas nós queríamos comer comida mesmo!). Acabamos indo almocar em um restaurante italiano no Al Ain Mall. E confesso que foi ótimo, pois aproveitamos para conhecer um dos shoppings da cidade e fazer umas comprinhas :)
Al Ain Camel Market
Camelos, camelos e muuuitos camelos! Os árabes são apaixonados por eles: carne de camelo, leite de camelo, chocolate feito com leite de camelo, concurso de beleza dos camelos (acredite!!!)… tem camelo para todos os gostos!
Visitar o mercado é uma excelente oportunidade de ver camelos de pertinho e ouvir os comerciantes discutindo preços e os méritos de cada animal. Muitas oportunidades para fotos, mas lembre-se: cuidado para onde você aponta a câmera – é sempre bom pedir permissão antes de tirar uma foto :)
Os camelos são os animais símbolos do deserto – eles podem tolerar até 30% de perda de água, fato impossível para outros mamíferos. Em temperaturas de 30-40 °C, os camelos precisam de água a cada 10 a 15 dias, e nas temperaturas mais quentes, os camelos precisam de água a cada 4-7 dias.
Os camelos são completamente adaptados para as altas temperaturas e falta d’água por longos períodos: possuem sobrancelhas grossas, dupla fileira de cílios… capacidade de fechar as narinas para ajudar na conservação da água – evitando que a areia e poeira entrem… lábios grossos ajudam na ingestão de plantas grosseiras e espinhentas… os rins são designados para que somente pouca água seja excretada. Além de ser um animal para transporte de pessoas e cargas. Ai tá explicado paixão dos árabes pelos camelos :)
Al Ain Oasis
Bem pertinho do museu Nacional de Al Ain, está localizado um impressionante oásis repleto de palmeiras e muito, muito verde. Você será transportado do calor e barulho da cidade para um refugio tranquilo e sereno, onde é possível escutar o canto dos pássaros :)
Graças a um sistema de irrigação presente a centenas de anos na cidade, o oásis (onde a entrada é gratuita), possui diversas palmeiras e muito, muito verde bem no centro da cidade.
Graças a um sistema de irrigação presente a centenas de anos na cidade, o oásis (onde a entrada é gratuita), possui diversas palmeiras e muito, muito verde bem no centro da cidade.
O dia que passamos em Al Ain deixou saudade: zoológico, muito verde, parques floridos e muita cultura local para experimentar. A família toda curtiu. Vale muito a pena visitar!
By Carla F.
Fotos by: Carla & Vidal F.
Ana Paula says
Nossa ! que lugar maravilhoso !!!!!
Meu sonho é conhecer Dubai.
Beijos ! espero um dia estar lá também…
Jane says
Perfeita matéria Carioca, realmente os shaeik tem muita grana e os lugares citados são perfeitos, amei.
thais mello says
Amei as Fotos!
Lara Ferraz says
Muito bom, as fotos estão de excelente qualidade…falam mais do que mil palavras
Carioca Travelando says
Oi Lara, muito obrigada pela sua visita e volta sempre!