Carioca Travelando checking in…
Esses últimos meses tem sido punk. Tudo isso porque nós acabamos de mudar. Pois é, cruzamos o deserto mais uma vez, dessa vez quase de camelo. E quem já mudou de casa sabe a trabalheira que dá, imagina mudar de país. “Ah Carioca Travelando, mas você já está fera em mudanças”, é a frase que eu mais ouço. Confesso que não sou café com leite em mudança, afinal esse já é o país número 5, mas também não estou no nível zen de “mudar de país como se muda de roupa”. Gente calma lá. Mudar dá trabalho, e bota trabalho nisso.
Após mais de 3 anos na conservadora Arábia Saudita, era hora de respirar novos ares, diga-se, um pouco mais de liberdade. E mudar não é algo que acontece apenas quando a empresa de mudança chega para empacotar tudo. A mudança já está acontecendo desde a hora que você diz “sim” para o novo desafio e para a sua futura-nova vida. Psicologicamente as caixas já começam a se organizar dentro da sua cabeça. E são tantas as caixas para preencher, separar… é um to do list nível avançado. Muita pesquisa, decidir o que vai e o que fica, tudo isso que, literalmente, tiram o seu sono. Muitas vezes eu sonho com os itens da minha lista pulando a cerca, e eu “Louca da Silva”, correndo para buscá-los. Por exemplo, começando por escolher a empresa de mudança, a venda do carro, dos móveis, ver escola nova dos filhos, finalizar com a escola atual, buscar casa nova, entregar a casa atual, muita papelada, e por aí vai. Ufa, cansou só de ler, né? Mas não acabou por aí. A lista é infinita e bastante trabalhosa. E no dia a dia, a rotina não pode parar. Tem que ter tempo pra fazer o dever de casa com as crianças, levar no parquinho, cuidar do marido, fazer comida, ver os amigos, ir no mercado, pagar as contas… cuidar do blog e ainda dar uma viajadinha de leve para desestressar. Tem que ter tempo inclusive pra dormir. Ah, mas dormir pra que, né?
Na vida de expatriado nem tudo são flores (olha mais um Apertos pelo Mundo aí gente). Morar fora é só para os fortes. Ter que fazer tudo o que eu descrevi acima e mais um pouco, “rapadura é doce mas não é mole não”, já diz o famoso jargão. Num país que não é o seu, um idioma completamente diferente, numa cultura onde na grande maioria das vezes você não tem o menor controle. O maridão ajuda bastante (e muito), mas ele precisa focar no trabalho (afinal é por conta dessa oportunidade de trabalho, que a família está mudando mais uma vez). E como a Carioca Travelando é pau pra toda obra e adora novos desafios, simbora encarar mais esse. Qatar lá fomos nós!
E por aqui, a mudança é literalmente da água para vinho. Antes saborear um vinho em casa, na Arábia Saudita, era algo proibido e impensável. Hoje já em Doha, é possível saborear o Cabernet favorito com uma pasta caseira deliciosa (com muito bacon, só de raiva), na maior tranquilidade no conforto do seu lar. E as diferenças não param por aí: depois de mais de 3 anos, voltei a dirigir – sai da frente pessoal. Meu Pretinho (sim o meu possante já tem até nome), é do jeito que eu sempre quis. Sou a mais nova “Taxi Mom” do pedaço. Tô me sentindo A Pilota. Nada melhor e mais justo do que ter de volta a liberdade sob 4 rodas – regada a muito Spotify pra aguentar esse trânsito em Doha.
“O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade…” Ah como é doce o seu sabor. “E a abaya, o seu pretinho básico, Carioca?” Que abaya, gente? Sai de mim. Aqui no Qatar não tem isso não, esquece. Khalas! Uma das minhas abayas, larguei no banheiro, na saída do aeroporto da Arábia Saudita. Foi uma espécie de ritual de libertação, dessa que me acompanhou diariamente durante todos esses anos. Aqui no Qatar, posso usar a roupa que eu quiser, só tenho que respeitar a cultura local (afinal Doha ainda é mais conservadora que a vizinha Dubai), e o recomendado é não mostrar muito os ombros e os joelhos. De resto, tá tranquilo. Antes na Arábia Saudita eu era a primeira a ficar pronta pra sair, lembra? Era só jogar a abaya por cima e voilá. Agora aqui no Qatar (adivinha?), voltei a ser a última. Mas tá tudo certo, o maridão tá todo bobo de me ver vaidosa, me arrumando pra sair. Até agora tem me esperado sem reclamar – oremos Senhor.
Então, é isso galera. Mudamos e (claro), seguirei compartilhando as nossas andanças por esse mundão, assim como as curiosidades desse novo país-península que nos acolhe. Ainda tem muito pra falar sobre a Arábia Saudita e você provavelmente vai ver posts sobre o país por aqui. Afinal a Arábia Saudita, escondida por debaixo da abaya, tem um lugar muito especial no coração da Carioca Travelando. Foi lá que o blog nasceu, cresceu e você me achou. Aprendi e cresci muito na Arábia, foi sem dúvidas uma experiência inesquecível. Agora no Qatar, te levo mais uma vez juntinho comigo de VIP, para continuarmos juntos a travelar por aí. To infinity and beyond, esse é o espírito. Me desejem boa sorte e fiquem ligados por aqui.
Carioca Travelando checking out…
By Carla F.
Fotos by Carla F. & Vidal Ferreira Photography
Laura says
Excelente postagem. Me agregou bastante. Valeu a pena!
Pedro says
Oi, Carioca!
Sou bastante interessado no Oriente Médio. Não tive a oportunidade de visitá-lo, mas, em algumas pesquisas que havia feito anteriormente, cheguei, por acaso, ao Carioca Travelando.
Hoje, um tempo depois, voltei ao site e, lendo vários dos relatos aqui publicados, quis deixar esse comentário para mostrar o quanto eu gostei de ler e viver um pouco das suas histórias. Publicações leves, divertidas e que me levaram a uma verdadeira viagem por esses locais tão fascinantes. Parabéns pelo trabalho! Com certeza, acompanharei mais de suas aventuras!
Abraço!
Carioca Travelando says
Ei Pedro! Que bacana ler o seu comentário, sabia? São mensagens como essa sua, que me impulsionam a continuar esse trabalho que faço por puro prazer. Muito obrigada pela sua visita e seja sempre muito bem vindo ao Carioca Travelando :) Um grande abraço, Carla
Rubiana says
Texto divertido de ler. ;-)
Vida de expatriada tem o lado negativo também, apesar de parecer que tudo é emoção positiva.
Carioca Travelando says
É verdade Rubiana. Obrigada pela sua visita e volte sempre!
Bruna says
Oi Carla! Muito bom o seu blog, esclareceu varias duvidas que eu tinha sobre o Qatar. Em fevereiro irei a trabalho, porém irei sozinha, há alguma restrição para andar sozinha e conhecer a cidade?
Obrigada,
Bruna.
Carioca Travelando says
Oi Bruna, nenhuma restrição para você andar sozinha pela cidade e conhecer o Qatar. Dá pra você dirigir (se quiser alugar um carro e usar o google maps para te guiar), usar o aplicativo UBER ou também pegar os táxis de rua da cidade. Super tranquilo. Fico feliz que tenha te ajudado a esclarecer as dúvidas sobre o Qatar. É sempre muito bem vinda ao Carioca Travelando! Um beijo grande :) Carla
Jessica Flehmer says
Feliz Ano Novo e tudo de bom nesta nova aventura!
Tenho certeza que esse novo capítulo também vai ser muito interessante.
Bjs, boa sorte e muita energia positiva pra vocês!
Carioca Travelando says
Brigadão Jessica! Muito feliz em vê-la por aqui. Um beijo grande pra você e um 2016 fantástico!
França says
Que maravilha Amiga…, fico super feliz por voces… Desejo sempre o melhor… Sucesso nesse novo desafio para toda familia…
Carioca Travelando says
Amém amiga! Um 2016 maravilhoso para todos nós. Um beijo grande em todos
Martha Monteiro says
Mais um texto divertido de ler! Parabéns Carlinha!
Que Deus abençoe mais esta “aventura” na vida de vocês. Estamos com saudades. Bjs