Carioca Travelando checking in…
Quem me acompanha pelas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest ), viu que durante o viajão de verão, a Noruega me surpreendeu. E não foram somente as belezas naturais do país, mas também a culinária, o estilo de vida e a sua história. Um dos hightlights da nossa passagem pela capital Oslo, foi sem dúvidas o Parque Vigeland, que fica no centro do Frogner Park.
O lugar é uma das atrações mais visitadas da Noruega, com mais de 1 milhão de visitantes a cada ano. Esse parque repleto de esculturas bastante originais, é resultado do trabalho da vida do escultor Gustav Vigeland (1869-1943), e possui mais de 200 esculturas em bronze, granito e ferro fundido – um desbunde.
Explicar o significado das esculturas do Parque Vigeland, não é uma tarefa digamos fácil. O desafio é que o artista Gustav Vigeland, nunca colocou um título significativo para as suas esculturas. Elas são meras descrições do que vemos, ou seja, “O homem e a mulher”, “A mulher e a menina”. Mesmo sem entender a definição precisa das esculturas, o parque cheio de obras de arte é lindo, né? Sem dúvidas é um colírio para os olhos e alimento para a nossa imaginação, andar pelo parque e sair nomeando as esculturas.
A escultura do “Angry Boy” (o menino com raiva), é uma das mais visitadas no Parque Vigeland. Dizem que essa obra é tão famosa assim, por representar a personalidade dos Noruegueses – será?
No dia que fomos ao Parque, pegamos o tram (parecido com o nosso bondinho) que nos deixou na porta do Vigeland em aproximadamente 15 minutos. Enquanto em Oslo, vá sempre ao website ou baixe o aplicativo no seu celular para ter acesso as rotas dos transportes públicos, horários e preços, o Ruter, é uma mão na roda. Aproveitamos enquanto esperávamos o tram chegar, e compramos morangos e cerejas – Oslo e Bergen estavam repletos de frutas vermelhas fresquinhas – para fazermos um picnic. Com tanto verde e uma temperatura super agradável, não fomos os únicos a ter essa idéia.
O Parque Vigeland que tem entrada gratuita (obaaaaaa!), estava bem cheio no dia que visitamos. Verão e férias escolares, são alguns fatores que podem justificar a quantidade de pessoas por lá. O parque é o favorito não somente entre os turistas, mas principalmente entre os moradores de Oslo. Durante o verão, eles aproveitam o parque para fazer picnics, curtir a piscina pública e aproveitar cada minutinho dos dias ensolarados. Lá tem restaurante, parquinho para as crianças… toda uma estrutura para curtir um dia inteiro no parque. Já durante o inverno, o parque fica todo branquinho, coberto de neve, e tem até uma pista de gelo.
Passamos um dia incrível no Parque Vigeland. A temperatura estava ótima, as crianças adoraram correr livres por lá e claro, fizeram várias perguntas sobre as esculturas (e eu me desdobrando para responder todas).
Fechamos o passeio com chave de ouro com o nosso picnic de morango com cerejas e foi ótimo ficar ali admirando aquele dia lindo, observando as pessoas e curtindo a família. Indo à Oslo não deixe de reservar um dia para conhecer o Parque Vigeland. Nós gostamos tanto, que visitamos o parque duas vezes enquanto estávamos em Oslo.
Quer ver mais fotos lindas de Oslo? Dá um pulinho no Instagram do Carioca Travelando – você vai adorar ;)
Carioca Travelando checking out… até logo!
By Carla F.
Fotos by Carla F. & Vidal Ferreira Photography
Leave a Reply