Quantos poetas já nos presentearam com suas canções sobre a Cidade Luz? Difícil não se encantar por Paris. Desde sua culinária sofisticada, a arte, arquitetura, idioma, estilo de vida… a capital da França sabe como conquistar os apaixonados por história e cultura.
Eu sei que é praticamente impossível colocar tudinho o que Paris tem para oferecer aqui. Hoje porém listo as 10 Coisas para ver e fazer em Paris, segundo a minha experiência.
1. Vá direto para a Torre Eiffel (claro!)
Quem nunca sonhou com uma foto na Torre mais famosa do mundo? A Torre Eiffel (La tour Eiffel em francês), foi construída para celebrar o 100º aniversário da República Francesa em 1889 e levou 2 anos para ser finalizada. Seu nome homenageia o Engenheiro Gustavo Eiffel (o mesmo que desenhou outra importante construção, a estátua da liberdade em Nova York). Se quiser subir no topo, prepare-se para enfrentar grandes filas, principalmente nos fins de semana. Mas existe uma maneira de evitar a espera: você pode ir online e agendar a sua visita com antecedência.
2. Aproveite e reserve um dia inteirinho de muita cultura conhecendo o Museu do Louvre
Um dos lugares preferidos para os amantes da arte. Inaugurado em agosto de 1793, o Museu do Louvre (em francês, Musée du Louvre), é simplesmente um dos maiores e mais famosos museus do mundo. E lá se encontram obras de arte famosíssimas como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia. O museu é enorme e dificilmente você vai conseguir ver todas as galerias em apenas um dia. Volte se quiser e aproveite esse riquíssimo ponto turístico, que guarda uma variedade histórica única e fantástica. A dica é ir de tênis ou use um sapato confortável. Os horários de funcionamento e informações sobre os tickets, você encontra no website do próprio Louvre.
3. Conheça o Museu d’Orsay
Localizado a margem esquerda do Rio Sena (La Seine, em francês), onde já foi um dia a estação ferroviária (Gare d’Orsay), você encontrará o Musee d’Orsay. Ele abriga nada mais nada menos que a maior coleção de obra de arte impressionista e pós-impressionista do mundo. Lá você terá a chance de ver de pertinho obras de Monet, Renoir, Cézanne, Manet, Degas e claro do famoso Van Gogh. É imperdível.
4. Admire a grandeza do Arco do Triunfo
O monumento idealizado por Napoleão Bonaparte, inauguro em 1836, foi construído bem no coração da linda Paris para celebrar as suas vitórias militares. Uma curiosidade, é que do Arco do Triunfo (em francês, Arc de Triomphe de l’Étoile), partem nada menos que 12 avenidas, num gigantesco cruzamento. Tentar atravessá-lo a pé, pode parecer uma grande e suada aventura, que pode levar alguns minutos. Mas relaxe e aproveite esse momento: apesar da suadeira e do nervosismo, sorria (muito), pois você está em Paris :)
5. Passeie pela famosa Champs Elysees
Você já deve ter ouvido essa música: “Aux Champs-Élysées… Aux Champs-Élysées… Au soleil, sous la pluie; À midi ou à minuitIl y a tout ce que vous voulez…. Aux Champs-Élysées…” Simplesmente a avenida mais famosa do mundo, coisa pouca é bobagem aqui :) Construída em 1667 pelo Paisagista André Le Nôtre, vai de encontro ao outro importante monumento da cidade, o Arco do Triunfo. A majestosa, imponente e sempre agitadíssima avenida possui muitos cafés, lojas e restaurantes. It’s a must see!
6. Bicicletando por Paris
Quer conhecer Paris de um jeito diferente? Faça já a sua reserva com antecedência para conhecer a Cidade-Luz sob duas 2 rodas. O tour guiado, promete te surpreender com estórias pouco convencionais de Paris e seus célebre residentes. Eu fiz o tour de bicicleta e contei tudo nesse post. Foi sensacional!
7. Faça um passeio de barco pelo Rio Sena
Seja durante o dia ou à noite, não resta dúvidas – Paris vista do Rio Sena (La Seine, em francês), é linda de qualquer ângulo. Várias empresas oferecem o passeio, algumas ainda com a opção de jantar/almoçar abordo e não é difícil agendar ao chegar na cidade. Nós fizemos o passeio à noite e foi surreal ver Paris linda, toda iluminada e a Torre Eiffel brilhantemente majestosa sob a luz do luar.
8. Explore o bairro de Montmartre
O histórico bairro de Montmartre tem sua fama por ter sido endereço de ateliês de artistas mundialmente conhecidos. Como por exemplo, nada mais nada menos que Salvador Dalí, Claude Monet, Pablo Picasso e Vicent van Gogh. Coloque seu par de sapatos mais confortáveis, e aproveite a caminhada up & down (boa para gastar as calorias das delícias francesas). Pelo caminho você vai encontrar muitas lojinhas e cafés com souvenirs, pinturas e artesanatos – um mais lindo que o outro. Vá até a Basílica de Sacré Cœur (Basílica do Sagrado Coração), que fica no alto de um morro e costuma a estar sempre lotada de turistas. A vista lá do topo é simplesmente deslumbrante.
9. Saindo de Montmartre, conheça o Moulin Rouge
Com certeza você já ouviu falar do Moulin Rouge – talvez pelo filme/musical com Nicole Kidman. O cabaré mais famoso do mundo é considerado o berço da dança francesa conhecida como “Cancan”. A dica é ir online e reservar o seu ingresso para assistir a um show tradicional por lá. A estação de metro mais próxima é a “Blanche”. Moulin Rouge é parada obrigatória em Paris.
10. Visite a Catedral de Notre Dame
Um dos maiores exemplos da arquitetura gótica francesa, a Catedral de Notre Dame de Paris (Cathédrale Notre-Dame, em francês), está entre as igrejas mais famosas e visitadas do mundo. O local fica sempre cheio de turistas e a dica para encontrá-la um pouco mais vazia é fazer a visita de manhã cedinho. Você encontra todos os detalhes sobre o horários de funcionamento da catedral no website da Notre Dame.
***Extra, Extra*** – Sempre que vou à Paris dou uma passadinha no Nos Ancêtres Les Gaulois. Esse restaurante todo decorado no estilo medieval (fica praticamente dentro de uma caverna), funciona no sistema “all inclusive“. Você pode se deliciar com: queijos e pães, saladas (entrada), queijos, prato principal (eu sempre escolho uma carne e batatas assadas). O vinho também está incluído, assim como frutas e as sobremesas… ah as sobremesas! Vá preparado (a), pois é um verdadeiro banquete. Para você ter uma idéia, eles já funcionam em Paris há 40 anos. Indo à Paris não deixe de visitar o Nos Ancêtres Les Gaulois e depois me conta o que você achou da indicação ;)
E você já visitou Paris? Tem vontade de conhecer? Tem alguma dica de lá para compartilhar com a gente? Divida conosco as suas experiências comentando aqui.
Carioca Travelando checking out… À bientôt :)
By Carla F.
Fotos by Vidal F. Photography, Carla F. & Vera Wanderley
Renata Santos says
Muito bom mesmo seu site, um dia ainda vou realizar meu sonho de conhecer paris Carioca Travelando.
Meus parabéns pelo excelente trabalho está show seu site
lima Costa says
Um dia quem sabe faço tudo isso
lori says
Paris é tudo. Estou na espanha agora fazendo um volta ao mundo de 8 meses mas dessa vez nao deu pra incluir a França. Vai ter que ficar pra proxima. Adorei as fotos.
lori recently posted…Hello world!
Pedro says
Caramba que legal as suas dicas hein, eu sou apaixonado pela França, principalmente pelas suas belas músicas. ainda não tive oportunidade de ir, mas já anotei tudo aqui e quando for com certeza irei nesses lugares.
Valeu mesmo..:D
Carioca Travelando says
Maravilha Pedro! É isso aí e não esquece de vir aqui me contar depois como foi a viagem ;) Um grande abraço!
Luiz Lima says
Olá!
Muito legal o seu site. Vou ler com mais atenção pois eu e minha esposa adoramos viajar também. Nosso filho de 10 meses, assim como os seus, não é problema e já o levamos para visitar a família no Brasil (moramos em Londres), a Genebra (onde minha esposa foi a trabalho) e a Paris (por isso meu interesse neste seu post que estou comentando).
Vamos a Paris com frequencia para relaxar da cultura inglesa. São umas horinhas de carro de Londres ou menos de 3 de trem bala. Vale a pena! Achei que conhecia todo o básico mas nunca tinha ouvido falar no Nos Ancêtres Les Gaulois.
Da próxima vez que for a Paris, não deixe de conhecer a Place des Vosges, que é a praça mais antiga de Paris, onde morou Victor Hugo, e passear pelo bairro do Marais, onde fica a praça. Para o almoço (ou jantar se você não se incomodar de dormir com a barriga cheia) sugiro o Au Pied de Cochon.
Boas viagens!
Luiz
Carioca Travelando says
Oi Luiz, que barato as suas dicas, adorei! Vou anotar aqui e na próxima vez à Paris dou um pulo nas suas indicações com certeza.
Um grande abraço pra você e pra sua família viajante :)