Carioca Travelando checking in… :)
Continuando a nossa aventura pela Índia, hoje conto sobre a nossa passagem pela capital Nova Deli, visitando o complexo Qutb, a Tumba de Humayun e o Portal da Índia.
Com uma população de cerca de 22 milhões de pessoas (gente pra caramba, né?), Nova Deli é a segunda cidade mais populosa do mundo. Depois de Mumbai, a capital da Índia é considerada a cidade mais rica de todo o país.
Complexo Qutb
Um dos primeiros lugares que visitamos na cidade foi o complexo Qutb (também conhecido como Qutab ou Qutub). O local é um conjunto de monumentos, os mais visitados em Nova Deli e fica a aproximadamente 30 minutos de carro do aeroporto internacional.
Um dos monumentos mais famosos do complexo é o Qutb Minar (conhecido por lá como Torre da Vitória). A Torre foi construída para celebrar o êxito de Mohammed Ghori, pelo seu então Vice Rei, Aibak (que mais tarde tornou-se o primeiro sultão de Nova Deli), sobre o Rei Rajput em 1192 AC.
Antes da construção da Torre, o complexo abrigava nada mais nada menos que 27 templos hindus e jainistas, que foram destruídos. O Qutub Minar se destaca no meio das demais construções pela sua beleza e grandiosidade. Imagino o quanto essa torre devia ser majestosa e importante para a sociedade naquela época – considerando as datas e os recursos disponíveis a milênios atras, é uma vitória que a torre esteja firme e forte :)
Reparem na diferença do ingresso para os locais e para os turistas… depois, ao longo da viagem, nos demos conta que isso acontece em grande parte das atrações dos lugares que visitamos.
O complexo também abriga diversos túmulos de governantes importantes, além de ruinas dos antigos templos. Nos meses de Novembro e Dezembro o Complexo Qtub abre suas portas para o “Festival de Qutub”, onde vários músicos, dançarinos e artistas locais se apresentam durante 3 dias seguidos. Visitando Nova Deli nesse período vale a pena visitar essa festividade cultural.
Tumba de Humayun
Declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 1993, a Tumba de Humayun serviu de inspiração para o incrível Taj Mahal. O monumento é a tumba do imperador mongol Humayun e foi encomendado pela sua primeira esposa. A construção extremamente inovadora para a época, foi a primeira a realizar um “túmulo-jardim” no subcontinente indiano e também a pioneira em utilizar granito vermelho em grande escala.
O complexo onde se encontra a Tumba de Humayun é enorme e muito bem conservado. Muitas árvores, jardins belíssimos e várias sessões para explorar pelo caminho. A riqueza de detalhes impressionou – o lugar é um cenário maravilhoso para lindas fotos.
Compramos os ingressos na entrada e apesar do calor forte do verão indiano, ficamos por lá explorando e conhecendo tudo por mais de uma hora – sapatos confortáveis são muito recomendados.
Ah, não deixe de visitar os outros blocos, que possuem mais “túmulos-jardim” – todos também cheios de detalhes e muito bonitos. Nós quase perdemos a oportunidade de conhecer o outro lado do complexo. Vale muito a pena conhecer!
Portal da Índia (Índia Gate)
Responda rápido: esse arco abaixo te lembra qual famoso monumento? Eu também não fui a única a lembrar da semelhança com o cartão postal francês, o Arco do Triunfo em Paris :)
Com 42 metros de altura, o Portal foi construído em memória aos 82 mil soldados do Exercício Indiano que morreram em guerras no período de 1914-1921, incluindo a Primeira Guerra Mundial.
Quando visitamos o lugar estava lotado de turistas. Há vários indianos que insistem muito para tirar fotos suas com o monumento. Nós realmente estávamos com o horário apertado e não tiramos – como vocês sabem eu carrego um fotógrafo profissional e dois ajudantes a tira colo na maioria das viagens. Os rapazes são bastante insistentes, então se quiser alguém para tirar fotos, maravilha. Mas caso contrário, se prepare para ter que repetir “no, thank you” umas 200 vezes.
Nosso guia comentou que é comum as famílias se reunirem ao redor do arco nos finais de semana para fazer um pique nique na grama. O local é cercado de parques com muito verde. A noite parece que o monumento fica todo iluminado com luzes coloridas – e você vai precisar ir lá a noite, conferir e me contar como foi ;)
Para fechar com chave de ouro, abaixo uma das centenas de fotos maravilhosas de nossa passagem por Nova Deli – eu sei que está fora do contexto, mas eu não poderia deixar de compartilhar com vocês.
Para mais fotos e aventuras, acompanhem o Carioca Travelando pelo Facebook, Twitter e Instagram. No próximo post eu conto tudo sobre a nossa visita à cidade de Agra e o hotel maravilhoso que ficamos hospedados por lá.
Carioca Travelando checking out… Namastê!
By Carla F.
Fotos by Vidal Ferreira Photography.
Carol Barros says
Adorei o post Carlinha!! Quero muito conhecer a India e com suas dicas fiquei com ainda mais vontade!! Beijus saudosos!!
Carioca Travelando says
Muita saudade sua também Carol! Adoro te ver por aqui. Beijo grande :)