Olá Pessoal, Carioca Travelando checking in… :)
Sendo uma viciada assumida em viajar, é lógico que a Índia sempre esteve no topo da minha wish list. É um daqueles lugares que de tanto ouvir várias histórias, ver diversas fotos sensacionais e vídeos ao longo da vida, sempre despertou em mim um interesse de experimentar – isso mesmo, a Índia não se visita, se experimenta. E morando há tantos anos no Oriente Médio, a vontade aumentava a cada dia, já que estamos tão pertinho. Finalmente a oportunidade apareceu e lá fomos “nózes”.
No post de hoje conto para vocês como foi o nosso planejamento para essa super aventura, incluindo roteiro escolhido, visto, logística e acomodações.
Antes de ir
A viagem à Índia exige muito planejamento e organização. Afinal, a Índia não é um destino “qualquer”. É o sétimo maior país do mundo, com nada mais nada menos que 1.2 bilhões de habitantes. É o país mais populoso do mundo! E não é “só” isso: a Índia é uma sociedade multi-étnica, com diversas línguas, culturas e diferentes tradições. Apesar de ser um país em grande desenvolvimento, a Índia continua a enfrentar muitos desafios devido a grande pobreza, corrupção e falta de infra-estrutura básica.
Aonde ir?
Depois de bastante pesquisa, decidimos por fazer uma viagem curtinha à Índia e não levarmos os pequenos conosco nessa primeira experiência a fim de “sentir” realmente como é o país. Como estamos a apenas 4 horas de vôo da capital Nova Deli, e não queríamos ficar muito tempo longe das crianças, conseguimos fazer um bate e volta de 3 noites – parece pouquinho mas conseguimos otimizar bem a viagem e deu para conhecer sim muitos lugares. Sem contar que sem as crianças, conseguimos fazer tudo num ritmo mais puxado – quando estamos com os pequenos, quem manda no ritmo da viagem é eles :)
O Roteiro final ficou assim:
Experimentando a Índia: Nova Deli > Agra (Taj Mahal) > Nova Deli > Lar Doce Lar ;)
Como faço para conseguir o visto?
Brasileiros precisam sim de visto para visitar a Índia. Fizemos tudo com uma agência local aqui mesmo na Arábia Saudita com 1 mês de antecedência. Os documentos solicitados para o processo do visto foram: o nosso visto de residência da Arábia Saudita, passaporte, fotos para passaporte, as reservas dos hotéis e vôos, preencher e assinar o formulário do visto e pagamento de uma taxa. Foi super tranquilo fazendo tudo pela agência por aqui e os nossos vistos ficaram prontos 1 semana antes da viagem. Mas como cada situação é diferente, vale checar com a embaixada/consulado da Índia da região em que você reside para maiores informações. Relatos são que para turismo, é mamão com açúcar.
Logística
Eu li bastante, tem muita gente que se aventura pela Índia de mochilão nas costas e vai com tudo. Eu admiro quem pode e faz isso, acho que deve ser uma experiência incrível, mas como tínhamos um tempo relativamente curto no país, procurei planejar toda a logística ao máximo para evitar surpresas desagradáveis. Para isso contratei uma agência local com um motorista a nossa disposição durante toda a estadia. Fiz bastante pesquisa e li várias reviews, até bater o martelo e fechar tudo com eles. Foram vários emails de-lá-pra-cá até me sentir confortável que tudo estava devidamente encaminhado.
Logo que chegamos no aeroporto de Deli, lá estava ele – o motorista, nos esperando e ficou conosco o tempo integral. Fez um tour por Deli, nos levou a Agra, ao Taj Mahal, tour pela cidade… e de volta ao aeroporto. Nós ficamos extremamente satisfeitos com o nosso motorista, que tinha um inglês bem razoável mas tinha muita boa vontade em fazer o seu trabalho bem feito. Pedimos um carro um pouco maior do que o que a agência nos ofereceu (e pagamos a diferença), e posso dizer que valeu a pena esse conforto. Já adianto que não passamos nenhum aperto durante a viagem, tudo ocorreu conforme o planejado – o que é sempre ótimo!
Hotel em Deli
A cidade oferece uma grande variedade com redes de hotéis conhecidas mundialmente. Como o trânsito de Nova Deli é bem caótico – seriously, escolhemos um Holiday Inn bem gracinha, pertinho do aeroporto. Enquanto de férias você pode até se atrasar um pouquinho nos compromissos – afinal é férias, menos no avião, ele não espera não – experiência própria ;). Como passaríamos a maioria do tempo fora do hotel, e não fomos à Deli para aproveitar a piscina ou “amenities” do hotel, este nos serviu perfeitamente.
No próximo post sigo contando como foi a nossa aventura conhecendo a capital da Índia, Nova Deli, depois tem a viagem Deli > Agra e a razão mór da viagem – o deslumbrante Taj. Fique Ligado!
Carioca Travelando checking out…
Phir milenge! (Até breve em Hindi) :)
By Carla F.
Fotos by Vidal & Carla F.
diana emidio says
adorei! estou planejando minha ida a India pro ano que vem, estou aproveitando suas dicas!
Carioca Travelando says
Que bom Diana! Qual será o seu roteiro? Eu sou suspeita pra falar da Índia. Fui 2x e quero voltar. Um beijo grande, boa viagem e obrigada pelo seu comentário aqui :)
Nubia Ferreira says
Adorando o seu blog com ótimas dicas. Estou indo a Ásia em Agosto e farei a India em 4 dias. Por estar sozinha achei esse serviço com o motorista excelente e seguro. Ele te acompanha somente em Delhi ou te levou tb em Agra? Valeria a pena fazer um bate volta até Agra? Obrigada
Carioca Travelando says
Oi Nubia, o motorista ficou conosco o tempo todo: desde a chegada no aeroporto de New Delhi, passando pelo tour na cidade, ida e volta à Agra até o retorno no aeroporto. Eu acho que ficaria muito puxado você fazer um bate e volta a Agra. A viagem leva de 3 a 4 horas para cada trecho. Talvez seja interessante você passar no mínimo 1 noite em Agra, descansar e voltar para New Delhi. Aproveite muito a viagem e depois me conte como foi ;) Bjsss, Carla
INDIRA says
Que deliiiciaaa!! Moro na China e estou planejando uma ida a India exatamente pela proximidade (e pelos encantos tb, claro. rs). Seu post veio em ótima hora!
Carioca Travelando says
Oi Indira, que ótimo! Fica ligada que vem mais posts sobre a India por aí :) Um grande abraço