Olá Viajantes,
Carioca Travelando checking in… Hoje com água na boca :)
Quem me acompanha pelo Facebook, Instagram e Twitter, sabe que eu amo cozinhar. Eu cozinho todos os dias, pelo menos uma vez por dia. Pensar nas receitas, preparar os ingredientes, esperar o tempo de cozimento, adicionar os temperos… é uma verdadeira terapia pra mim. Sem contar que nos dias de hoje, onde tudo é congelado, conservado, frito, com muito sal ou açúcar, nada melhor do que saber exatamente o que você ingere, e fazer parte da turma do “faça você mesma”. E sabe também que estive recentemente de férias no verão europeu.
A Cozinha Espanhola é uma das que mais me fascinam. Antes de minha partida a Barcelona, pesquisei um pouquinho e não foi difícil encontrar escolas que oferecerem aulas de culinária. É sem dúvidas uma área do turismo gastronômico em vasta expansão. E estando em Barcelona, porque não aprender direto da fonte, sem intermediários?
A escola que escolhi fica localizada em “Las Ramblas”, uma rua super famosa. A rua é badalada por nativos, muitos turistas e possui várias barraquinhas vendendo de tudo um pouco. Em Las Ramblas está localizado também o mercado aberto mais incrível que já visitei, o La Boqueria. Esse mercadão, que mais parece uma feira-livre extremamente organizada, funciona todos os dias das 8:00 às 20:30, e oferece uma variedade gigantesca para a arte da cozinha: frutas, legumes, nozes, peixes, frutos do mar, carne… laticínios, carne de porco… e por aí vai. O lugar é um paraíso para todos os seus sentidos devido a sua mistureba cultural. É bonito de ver e sentir uma variedade de aromas… você pode pedir um pedacinho do que ver e provar por onde passar… completando a explosão dos sentidos.
Nossa aula começou com o nosso Chef Espanhol nos levando para comprar os ingredientes lá mesmo no La Boqueria, bem cedinho – horário em que os produtos ainda estão chegando e tudo está bem mais fresquinho. Nosso Chef, conhecia cada pedacinho do mercado e ia nos explicando tudo: porque comprar um determinado alimento, porque aquela específica barraca era a melhor, como cortar, limpar… todos os “pulos do gato”.
Foi um dia inteirinho dedicado a tradicional cozinha Catalunha, desde entrada; Sopa Fría de Melon (sopa fria de melão com queijo e azeite de oliva), prato principal (Paella), outro prato principal (omelete espanhol), e sobremesa (creme catalã, uma variação do famoso creme brulée que eu amo), com direito a degustação de queijos, azeitonas (as melhores são as da Espanha, sem dúvidas) e vinhos durante todo o preparo – uma medida de vinho no tempero, duas medidas boca a dentro… E viva a hospitalidade espanhola!
Falando em culinária espanhola, a inigualável Paella logo vem a mente e lógico dá água na boca. Aqui vão algumas curiosidades sobre esse prato tão típico por essas bandas:
- Para os espanhóis a Paella é um prato feito para celebrar datas especiais como casamentos, aniversários, feriados religiosos e encontros com amigos e família – tô nem aí, como todos os dias se puder;
- A origem da palavra Paella, vem do latin “Patella”, que nada mais é que uma bandeja usada na Roma antiga onde se depositavam as oferendas aos deuses, em rituais no preparo da terra para o plantio.
- Segundo nosso Chef, dizem também que o prato foi criado pelos pescadores que iam para o mar e os preparavam no barco mesmo. Na volta pra casa, os homens ofereciam a Paella para as suas mulheres, ou seja, do espanhol “para ellas” (pa-ella) – pegou!?;
Aqui vai a receita de uma autêntica Paella de frutos do mar espanhola, que aprendi nessa aula. É quase que inacreditável, mas não tem mistério algum. E o melhor: é de comer de joelhos.
Anota aí:
Ingredientes (para 4 pessoas)
- 360g, aproximadamente 3 copos e ¼ de arroz – com alta consistência de amido (dica para a Paella: não lavar o arroz);
- Frutos do mar: 12 mariscos, 8 camarões bem grandes, 2 copos de lula cortadinha;
- 1 litro de caldo de peixe;
- 2 tomates maduros;
- 1 colher de sopa de açafrão;
- 6 colheres de sopa de azeite extra virgem;
- Alho e/ou cebola e sal a gosto;
Modo de Preparo
Corte em pedaços pequenos a cebola e o alho. Corte os tomates ao meio, retire as sementes e rale os tomates até você sentir a pele do tomate (que você vai descartar). Limpe os mariscos em água fria corrente e reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira grande própria para Paella e doure os camarões por 1 minuto, de cada lado. Depois, retire os camarões e coloque num prato, para serem usados mais tarde. Na mesma panela, doure a lula e a cebola. Quando a cebola estiver com a cor marrom clara, adicione o purê do tomate ralado e o alho cortado. Deixe os tomates na panela até que toda a água do tomate se evapore.
Quando a água do tomate estiver evaporada, adicione o arroz, os mariscos, a lula e deixe na panela por 1 minuto antes de juntar o caldo de peixe com o açafrão. Deixe cozinhar tudo por aproximadamente 5 minutos no fogo alto e depois abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos (ou até sentir que o arroz está cozido, “al dente”). Aproximadamente 3 minutos antes de terminar o tempo de cozimento, adicione os camarões que foram preparados lá no início (lembra deles?). Deixe a Paella na panela, com o fogo desligado por uns 3 minutos antes de servir.
E então acha que consegue fazer? Eu fiz e ficou muy rico. Se você é assim como eu, que adora se aventurar pelo mundo e porque não, na cozinha, faça você mesmo a sua Paella e depois conta pra a gente aqui como ficou. Fiquem ligados no Carioca Travelando que logo conto como foi a minha visita ao incrível Mosteiro de Montserrat.
Agora vou lá fazer uma boquinha que esse post me deu até fome…
Carioca Travelando checking out…. até breve! ;)
By Carla F.
Fotos by Carla F.
Leave a Reply