Carioca Travelando checking in… :) Para quem me acompanha, sabe que eu viajo muito de avião. Algumas viagens são muito longas (+16 horas), outras mais curtinhas (45 minutos). E durante essas voltinhas mundo a fora, já vi vários tipos de engenhocas que nós Viajantes, usamos para tirar uma sonequinha durante o vôo. Hoje compartilho com vocês alguns métodos que uso e outros que já vi por aí.
- Máscara de dormir (meu método favorito!)
Não viajo sem a minha máscara (o meu famoso “tapa olho”). Aliás, eu não durmo sem ela. O “escurinho” que ela me proporciona, bloqueando toda a luz, me ajuda a dormir rapidinho. Atualmente eu uso uma máscara que ganhei de uma grande companhia aérea aqui do Oriente Médio. Eu gosto daquelas bem fofinhas, onde é possível ajustá-las melhor. Algumas com cheirinho de ervas também são ótimas. Graças a Deus eu tenho muita facilidade para pegar no sono. Confesso: durmo em qualquer lugar, em qualquer situação – meu marido diz que em 30 segundos eu já estou até sonhando – e as vezes isso acontece mesmo ;)
- Trazer um travesseirinho e um cobertor próprio
Existem centenas de opções de travesseiros e cobertores no mercado. Muitas empresas aéreas até fornecem alguns para um maior conforto durante o vôo. Mais você pode não gostar do cheiro, da textura… Então vá a procura e descubra qual é a melhor opção para você e os carregue sempre consigo durante o vôo. Os travesseiros infláveis são uma boa opção: econômicos e práticos.
- Aeromoça, um vinhozinho por favor?
Há quem diga que uma tacinha de vinho seja tiro e queda para dar um soninho no avião. Se funciona para você, tente o recurso e lembre-se sempre: uma tacinha apenas, ok? Afinal, você precisa estar sóbrio caso aconteça alguma emergência a bordo – e para “puxar a cordinha” e descer no ponto (aeroporto) certo :)
- Oh listen to the music…
Hoje em dia o mercado oferece diversas opções de fones de ouvido de excelente qualidade. Alguns até permitem que o som externo do avião, não interfira no que você está ouvindo, conhecidos como noise canceling. Eu sou fã da marca Bose, a qualidade é top de linha. Então coloque o seu fone de ouvido, uma música que te faça relaxar, uma meditação guiada ou um audiobook e bons sonhos.
- Remédios para dormir
Eu particularmente nunca usei qualquer tipo de compridos para dormir. Afinal ainda mais voando com crianças, eu quero ter certeza de que estou plenamente consciente caso os pequenos precisem de mim, ou em caso de emergência. Mas conheço muitas pessoas que recorrem a essa opção. A mais comum que eu conheço é o chamado como dramin, que além de ajudar aqueles que enjoam fácil, tem como efeito uma certa sonolência. Conheço algumas pessoas que já tomaram melatonina também. Mas lembre-se sempre: auto medicar-se é extremamente perigoso. Em primeiro lugar sempre consulte o seu médico.
E o que funciona pra você? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Algum apetrecho específico que você use ou já viu durante uma viagem? Compartilhe aqui conosco deixando o seu comentário.
Carioca Travelando checking out… Night, night… sleep tight :)
By Carla F.
Foto by Vidal F.
Amanda says
Já usei remédio quando viajei sozinha! Hoje com criança pequena, tenho medo de dormir e fica de olho o tempo todo. Haja pique nas viagens longas! kkkk
willams silva says
OTIMO ARTIGO ME AJUDOU MUITO
Ester Borges Nunes says
Adorei as dicas, haha! Eu costumo recorrer ao travesseiro de pescoço e a uma posição “patenteada” haha! Encosto a cabeça na janela (por isso sempre tento ir na janela) e coloco os pés dentro do bolsão onde ficam as revistas, haha!! Isso sem os sapatos, claro. Nossa, me ajuda muito, haha! Bjs!
Carioca Travelando says
hahahahahahaha… Eu tenho quase 1,70cm não sei se ficarei muito confortável nessa posição, mas vou tentar na próxima. Boa tática Ester!
Naty Dias says
Bom artigo, muito interessante. Eu uso o método dos áudios também. No meio da bagunça meus fones de ouvido me salvam. Pense você em pleno voo ouvindo som da chuva, por exemplo. Durmo mesmo, rsrs.
Beijoss
Dilber says
Excelente artigo e ótimas dicas! Outra sugestão para dormir durante o voo, pode ser a mesma para quem sofre de insônia, em terra. Existe um programa de áudio, cuja frequência do som, se harmoniza com a mesma frequência do cérebro ao produzir a melatonina, que é um hormônio diretamente envolvido com o sono, dentre outras funcionalidades. Assim, quando se escuta estes áudios, o cérebro é estimulado a produzir esta substância, levando o ouvinte a cair no sono de forma breve e natural!.
Carioca Travelando says
Nossa que interessante Dilber! Obrigada pela sua visita e volte sempre :)
Raquell says
Esses remédios não trazem efeitos colaterais não? Ótimo post!
Marcelo B says
miosan c/ bebida é melhor que dramin
Carioca Travelando says
É mesmo Marcelo? “Miosan” que você fala é o relaxante muscular?