O post de hoje finaliza o Especial Arábia Saudita com as 3 últimas perguntas que mais recebo das Brasileiras que planejam morar na região. Confira as dúvidas abaixo:
8. E o idioma, vou ter que aprender árabe para morar na Arábia Saudita?
O idioma oficial do país é o árabe, mas se fala inglês praticamente em cada esquina. Bem… o inglês falado pelos locais não é lá essa maravilha, mas todos os expatriados se comunicam por aqui em inglês. Claro que aprender o básico do árabe, como “oi, tudo bem, obrigada”, é sempre bem vindo, afinal as portas se abrem quando você se comunica no idioma local. Qual é o brasileiro que não gosta de ouvir um “bom dia”, ou “obrigada”, de um estrangeiro?
Sendo o inglês o meio de comunicação, se você não fala inglês e vem morar por aqui, essa é a hora de aprender. Aqui tem cursos como Berlitz e outras cadeias internacionais para ajudar no aprendizado da língua. Algumas empresas oferecem aulas de inglês para as esposas dos funcionários e dependentes. Também existem muitas britânicas, sul africanas, americanas, australianas (geralmente esposas de expatriados), que oferecem aulas particulares de inglês em casa. Com relação as crianças que não falam inglês e vem pra cá, como já respondi na pergunta número 3: mamães fiquem tranquilas. O inglês vai ser desenvolvido mais rápido que você imagina. Seu filho não é o primeiro a chegar por aqui sem falar nada de inglês, e acredite, vai sair falando tudo. É difícil de acreditar, mas os pequenos se adaptam super rápido e ficam fluentes no inglês em poucos meses. É só ter paciência no início.
9. Como é a rede de médicos, pediatras, dentistas?
Vindo morar na Arábia Saudita com a sua família à convite de uma empresa, a mesma irá fornecer o serviço médico para o funcionário e seus dependentes. Geralmente a empresa designa um hospital para que a família use, outras já deixam a escolha dos médicos e hospitais, nas mãos do funcionário. Isso varia de acordo com cada empresa. De toda maneira, os serviços médicos por aqui, em geral, são de boa qualidade. Os hospitais sempre atenderam as minhas expectativas e foi tudo bem. Lembrando que grande parte dos médicos e dentistas dessa região, também são expatriados, assim como você. A minha melhor experiência com médicos por aqui foi quando precisei levar o meu filho à emergência, e fomos atendidos super rápido, o atendimento foi excelente. Somente depois do meu filho ter sido atendido, diagnosticado, medicado, é que fomos dar entrada na papelada. Bem diferente da minha experiência nos Estados Unidos. Uma vez precisei ir à emergência pois tinha dado um corte profundo no dedo, e fiquei nada menos que 2 horas esperando para ser atendida. Fiquei lá, segurando o dedo aberto, por 2 horas. Achei um absurdo. Foram 8 pontos no dedo e uma conta astronômica para pagar no final. Enfim, o atendimento daqui foi muito rápido e não precisamos pagar um centavo por isso, graças ao plano da empresa.
Lembrando que os locais tem atendimento médico público, do governo, mas o mesmo não acontece para os expatriados – precisando de médico por aqui, os estrangeiros contam com o apoio do plano de saúde da empresa.
10. E as opções de lazer: teatro, cinema, cultura, como é?
Então, como eu sempre digo, a Arábia Saudita é um país bem particular. Aqui os expatriados estão sempre se reinventando. Cinema como estamos acostumados a ver no Brasil não encontramos por aqui. Aliás, até tem alguns raros cinemas em específicas cidades do país, mas como são administrados pelo governo, o mesmo dita o que pode ou não ser mostrado (geralmente os filmes exibidos nesses cinemas são científicos ou infantis). Também tem teatro e cinema por aqui, dentro do complexo-cidade gigantesco de uma específica empresa de óleo e gás (lá dentro até as mulheres podem sim dirigir). Mesmo assim os filmes que eles passam por lá, são sempre atrasados (ou seja, estiveram em cartaz há 3 meses atrás, e agora eles estão passando nesse cinema aqui).
Eu sou uma cinéfola, e não deixo de acompanhar os lançamentos por conta disso. Assim como eu, 95% dos expatriados tem o chamado VPN (prometo falar um pouquinho mais sobre os benefícios do VPN num post futuro), e assinam serviços como Netflix, Itunes e outros para ver filmes em casa. As peças de teatro (que ainda só assisti nessa especifica empresa), foram muito bacanas, de temas diversos (funcionários, dependentes e convidados only).
Com relação a cultura, a Arábia Saudita tem uma cultura riquíssima, infelizmente pouco divulgada. Mas existem lugares muito interessantes para se conhecer por aqui, como por exemplo o mercado de ouro, de peixes, a orla marítima, cidades históricas (inclusive mencionadas na Bíblia)… de toda maneira, onde vivo fica há 30 minutos de carro de Bahrain (que considero uma “mini Dubai”, mais detalhes sobre Bahrain nesse post AQUI). Todas às vezes que quero muito ir ao cinema, andar sem abaya, comer porco e beber um vinho, damos um pulinho no país vizinho. Isso é um privilégio apenas aos que vivem nessa região do país, já que por exemplo Riade e Jedah, são cidades que estão bem longe de Bahrain.
Se você tem outras dúvidas que não foram respondidas nessas 10 perguntas, me envie uma notinha por e-mail (cariocatravelando@gmail.com), ou por mensagem através do formulário ao lado, que além de responder a sua dúvida, preparo um próximo post para que outras Brasileiras sejam beneficiadas da sua pergunta.
Lembrando que a comunidade de famílias Brasileiras por aqui é muito ativa e acolhedora – você não estará sozinha (o) no deserto. Muito Obrigada por todas as Brasileiras que me enviaram suas perguntas. Essa série de posts é dedicada à todas vocês :)
Um forte abraço e até o próximo post :)
By Carla F.
Fotos by Vidal F.
Jon says
Realmente, Carla, nos EUA a saúde está longe do ideal. Se vc não tiver um ótimo seguro de saúde, fica na mão. Se não tem, tem q tomar mto cuidado para não se acidentar e torcer para nunca ficar doente.
Mto bom o post :) parabéns!
Fernando says
Parabéns pelas postagens, recebi uma sondagem de uma empresa e vim pesquisar sobre a cultura.
Minha única dúvida é referente as religiões, sendo um país de maioria muçulmana, é permitido culto ao cristianismo? Existem igrejas católicas ou evangélicas nos condomínios ou mesmo nas cidades?
Obrigado.
Fernando
Carioca Travelando says
Oi Fernando, muito obrigada por acompanhar o Carioca Travelando :) A Arábia Saudita, sendo um país muito conservador, só permite a prática da religião local. Já nos Emirados Árabes por exemplo (que fica há 1 hora de vôo de Saudi), existem locais destinados as igrejas cristãs, sejam elas católicas, evangélicas e etc.
Sabrina Kudsi says
Olá.queria saber se as mulheres podem dirigir,trabalhar,tem direito ao ensino lá?
Carioca Travelando says
Oi Sabrina, Arábia Saudita é o único país do mundo que não permite que as mulheres dirijam. Porém isso nao quer dizer que elas não possam trabalhar, ir ao shopping ou ao supermercado, por exemplo.
Dá uma olhada nessa série de posts abaixo onde respondo as 10 perguntas que mais recebo sobre a Arábia Saudita. Um grande abraço! :)
http://cariocatravelando.com/2014/04/continuando-o-especial-arabia-saudita.html
Carol says
Achei muito legal os post sobre a Arabia, nada como alguem que mora ai para matar nossa curiosidade. Beijus Enormes.
Franca says
Muito legal Carlinha esta serie de perguntas e respostas.
Parabens, pois alem de voce esclarecer as duvidas, voce tb mostra varias opcoes e dicas para serm usadas aqui. Genial!!!!
Bjs