Banho Turco Hamman
Esse famoso banho… Vou contar aqui como foi a minha experiência em Istambul, mas antes vou contar como foi o meu primeiro banho nos Emirados Árabes, e assim fazemos as inevitáveis comparações ;)
Eu já tive a oportunidade de fazer esse banho duas vezes quando ainda morava em Dubai. Na minha primeira vez, uma amiga me convidou para irmos na inauguração de um hotel 5 estrelas que estava abrindo o seu Spa e oferecendo o banho Hamman (muito bacana né?!). A inauguração era apenas para convidadas do hotel (VIP – mais bacana ainda!), e tudo tinha sido preparado com muito capricho e atenção aos detalhes. A idéia era que depois de nossa experiência, nós fizéssemos uma avaliação a respeito do serviço, instalações, atendimento e etc…. Essa minha amiga e eu nunca tínhamos feito o tal “banho-turco”, e já adianto que nos divertimos um monte com essa experiência.
Recebidas com frutas e sucos antes do Banho Turco |
Ansiosa pra começar :) |
Como de praxe, em todo o banho Hamman você receberá um kit com uma calcinha descartável, toalha, chinelo e um armário para você guardar os seus pertences (você leva a chave do armário contigo durante todo o banho). Depois que trocamos de roupa, entramos numa sala enorme, toda em mármore, linda, toda bem preparada, e claro, tudo novinho. As funcionárias estavam todas uniformizadas, começaram a nos orientar a tirar a toalha e a deitar na enorme mesa de mármore (que é bem morninha e dá vontade de dormir lá de tão relaxante que é). Mas foi nesse momento que eu e minha amiga caímos na gargalhada: como disse, era nossa primeira vez no Hamman, e estávamos lá, as duas de topless, deitadas no mármore, sendo ensaboadas por uma outra mulher! Primeiro veio a crise de risos, depois ficamos quietinhas, pois veio esfoliação que é feita em todo o corpo, finalizada com uma massagem maravilhosa. E que massagem…
A sensação do banho Hamman é uma sensação de limpeza total: faxina geral no corpo e, (por que não?), posso dizer que faxina na alma também. Dá uma lavada geral, sabe? E durante o banho, eu ficava pensando: “nossa, há quanto tempo eu não tenho uma experiência tão relaxante assim!”
Depois do banho, renovadas, podíamos aproveitar ofurô, a sauna… e para finalizar, recebemos um chá bem quentinho, para assim, relaxar ainda mais. Posso dizer que essa primeira experiência foi sem dúvidas, sensacional.
Então… e foi com essa memória que eu fui fazer o Hamman em Istanbul… (e claro), cheia de expectativas. Como diz a teoria da paçoca e do buquê de flores do meu esposo (conhece essa?), eu já tinha recebido um buquê de flores nesse Hamman em Dubai (ou seja, a experiência foi maravilhosa), logo, minhas expectativas estavam láááá no alto.
O Hamman que escolhi fazer em Istambul foi o mais tradicional, foi o primeiro Hamman da região. Perguntamos a várias pessoas (funcionários do hotel, vendedores locais que encontramos no caminho, donos de restaurantes), e esse Hamman era o mais recomendado para quem queria conhecer o verdadeiro e tradicional “Banho Turco”. Eu, que sempre busco experiências autênticas cheias de história e cultura local, escolhi esse e fui.
No Çemberlitas Hamami você não precisa agendar com antecedência, é só aparecer – eles funcionam de 6 da manhã até a meia noite, todos os dias. Eles tem uma parte dedicada para à mulheres, e uma parte somente para os homens (onde o Hamman é feito apenas por funcionários homens – no estilo mulher com mulher, homem com homem).
Fachada do Çemberlitas Hamami |
O Çemberlitas Hamami oferece diversos pacotes para o banho (desde o banho que você mesmo se banha, até um mega completo com massagem), e eu, buscando a melhor experiência possível, escolhi o banho completo: quero tudo que eu tenho direito :)
Perguntas mais freqüentes (com as respostas) |
Os Banhos Turco oferecido pelo Çemberlitas Hamami |
Já na entrada fiquei meio perdida, pois não tinham muitas placas e poucas funcionárias para me guiar pelas dependências do lugar. Eu tinha pedido no dia anterior para fazer uma visita para conhecer o lugar, antes de confirmar o meu banho, mas eles tem uma política que proíbe a entrada de não-clientes. Eu até entendo, já que as mulheres estão lá tomando banho, muitas de topless, e de repente entra uma visitante – isso sem dúvidas, trará constrangimento aos clientes que prezam por sua privacidade, e querem descansar.
Daqui em diante (por motivos óbvios, né?), não pude tirar mais fotos |
Continuando, assim que me orientaram ao local onde ficavam os “lockrooms” (armários), me deram um kit (com uma toalhinha para cobrirmos o corpo, uma calcinha descartável, uma bucha descartável e a chave do armário), troquei de roupa e fui para o lugar do Hamman. O local onde é feito o banho propriamente dito é enorme, mas esperava um cenário de ostentação como em Dubai, mas vi o oposto: as paredes estavam velhas (aparentavam um pouco mofadas)… as funcionárias não uniformizadas (cada uma vestia um biquíni diferente, algumas sem a parte de cima, outras com)…. era difícil saber quem era funcionária ou quem estava tomando banho…
Kit que recebemos: uma toalhinha para cobrirmos o corpo, uma calcinha e uma bucha descartáveis e a chave do armário para guardar seus pertences |
Lógico que eu não levei biquíni para Istanbul (dei muito mole, sempre, SEMPRE leve um biquíni em qualquer viagem, ok?), e confesso que fiquei muito desconfortável ao ver aquele bando de mulher sem sutiã – incluindo eu.
A maioria era de origem européia, e eu sei que eles estão acostumados com isso, mas eu fiquei meio (muito!), sem graça com a situação. Depois de esperar uns 30 minutos para ser atendida por lá (Ah! O Hamman estava lotado de mulheres), chegou a minha tão esperada vez de ser “banhada”.
O banho em si durou em torno de 20 minutos, e depois me orientaram a usar o ofurô, o que eu (confesso, com nojinho daquela água parada lá e todo mundo usando), dispensei. Depois, me pediram para esperar a minha vez de fazer a massagem que vinha junto no pacote, e esperei demais para meu gosto: inacreditáveis 60 minutos! Incrível, né? Nunca vi nada igual num Spa. Sem contar que as funcionárias conversavam muito entre elas, brincavam, falavam e riam alto… (*Silêncio Meninas! Brasileira, mãe de gêmeos tentando relaxar aqui!) Apesar do desrespeitoso tempo de espera, a massagem foi ótima, mas “overall” não posso dizer que amei a experiência lá.
Na saída, consegui tirar essa foto pra vocês de onde ficam os armários |
Na praça Sultanahmet, bem pertinho de tudo, tem um outro banho de Hamman, o Ayasofya Hürrem Sultan Hamami. O gerente do hotel que ficamos sugeriu que eu fosse nesse – parece que esse é o recomendado pelos hotéis, para quem quer ter uma experiência mais turística do que local. Enfim, de toda maneira, valeu muito a experiência. Valeu conhecer esse lugar tão antigo e tradicional e experimentar um genuíno banho Hamman, que carrega consigo centenas de anos de história.
Esse é o outro Banho Turco em Sultanamet – confesso que não testei por pura preguiça… começou a esfriar e deixei pra lá – mais um motivo para voltar (lógico!) |
Aqui vão, alguns benefícios do Banho Turco (Hamman):
- Alivia o stress, relaxa todo o corpo;
- Aumenta o hormônio da felicidade;
- Aumenta a circulação sanguínea do corpo;
- Mantêm a pele jovem e renovada;
- A esfoliação feita no Hamman, proporciona uma pele mais macia;
- Bom para melhorar os sintomas da sinusite entre outros.
Foram três posts dedicados á Istambul (Incrível Istambul Parte 1 e Istambul Parte 2). Esse lugar mágico com pessoas tão amigáveis e milênios de tradição e história em sua arquitetura – realmente um deslumbro de cultura que o Carioca Travelando lhes recomenda como destino de férias. Agora ficou faltando visitar Capadócia, Bursa, Edirne, a capital Ankara… e que não vai demorar muito não… logo logo eu tô lá :)
Caso tenha alguma pergunta sobre Istambul, comentário sobre a sua experiência ou queira saber de algo mais especificamente… me envie uma notinha e terei o prazer de falar mais desse lugar lindo.
Até o próximo post, ou acompanhem as fotos pelo Instagram e Facebook do Carioca Travelando. Inté :)
By Carla F.
Fotos by Vidal e Carla F.
Yara says
Parabéns pelo post! Agradeço muito pelas úteis dicas. Abraço
Antonio e Carol says
Ei Carlinha querida, me diverti muito vendo seu post e lembrando da minha experiencia com o banho turco… lembro que fui taoooo esfoliada que cheguei a sair com umas marquinhas de sangue pisado em algumas parte do corpo… mas mesmo com isso, realmente eh uma experiencia muito agradavel e morro de vontade de repetir. Beijussss
Carla Ferreira says
hahahahahaha… coitadinha da minha Carolinda! Que mão pesada essa pessoa tinha, não?
Muito obrigada pela sua visita Carol – gosto muito de ler os seus comentários aqui. Um beijão!
Franca says
Super interessante essa sua experiencia…
Bom compartilhar conosco, sou louca para conhecer a Turquia e as dias ja foram dadas nas 3 etapas.
Valeu mesmo!!!!
Bjs
Carla Ferreira says
Ei amigona, fico feliz que tenha gostado das dicas. Quando vocês visitarem Istambul, voltarão com muitas dicas novas também (e eu vou querer saber de todas, claro!). Bjo grande