Olá viajantes! É com muita alegria que hoje o Carioca Travelando estreia a sua coluna “Convidados”. Nossa primeira convidada é a mineira e carioca de coração, Fabricia Ramiro. Fabricia que é dentista e fotógrafa, já morou em Houston, e atualmente vive com sua família há um ano em Oslo.
Hoje ela nos conta um pouquinho sobre a capital e maior cidade da Noruega. Fabricia, MUITO OBRIGADApor dividir conosco suas dicas tão valiosas. Prontos para conhecer Oslo? Let’s go!
Velkommen til Oslo!
Vigeland Park |
Ao contrário que muitos pensam, a Noruega não é só frio, neve, invernos com dias curtos e verões com dias longos. A capital Oslo, com pouco mais de 600.000 habitantes, possui clima de cidade do interior com tudo que uma cidade grande pode oferecer. É uma cidade que se transforma a cada estação, incrível como Oslo pode ser tão versátil! Então, antes de planejar sua viagem, você tem que decidir se quer curtir o Inverno ou o Verão na Noruega.
No inverno, fica tudo branquinho, coberto de neve, parece cartão de Natal. Poucas cidades no mundo possuem estação de esqui tão próxima da cidade. A estação de esqui mais próxima fica a 40 minutos do centro da cidade. Muito comum ver pessoas carregando equipamentos de esqui, snowboards pelas ruas e dentro do metro. As crianças também aproveitam os parques para brincarem de “esquibunda”, trenó, pranchas para deslizar na neve. Para quem gosta de patinação no gelo, tem duas pistas, uma no Frogner e outra no National Theather. A temperatura pode chegar até -20° C, mas nem isso inibe o povo norueguês para sair de casa e aproveitar as atividades ao ar livre. Como eles dizem: ” Não existe tempo ruim, existem as roupas inapropriadas”.
“Esquibunda” na escadaria do Vigeland |
E aqui você aprende como deve se vestir nessas temperaturas baixíssimas. Uma dica importante, as ruas ficam cobertas de gelo, comum as pessoas escorregarem e sofrerem mega tombos, existem umas garrinhas que se colocam nos sapatos para evita-los. Nesse clima frio, as cafeterias são uma atração a parte. Existem cafeterias espalhadas por toda a cidade, com cookies, tortas e pães maravilhosos. Para quem gosta de pão com muitos grãos, não pode deixar de experimentá-los. Na minha opinião, é o melhor pão do mundo que ganha ate dos croissants franceses. Indico a cafeteria United Bakeries, experimente o Harvest e Royale Cookies.
United Bakeries |
Chegando a primavera, a cidade se transforma! O branco vai dando lugar ao verde, muuuuito verde e flores. As pessoas parecem que ficam mais felizes, dá para ver estampado nos rostos delas, e os dias ficam cada dia mais longos chegando anoitecer meia noite e o galo já começa a cantar as 3 horas da madrugada. Os parques ficam lotados, picnics e churrascos por toda parte. Uma curiosidade, você encontra churrasqueiras descartáveis a venda em vários mercados e os “Norugas” fazem churrasquinho de salsicha, espetinhos, levam vinho e champagne. Não é bom para o meio ambiente, mas são práticas. As pessoas aproveitam o sol ao máximo, e olha que não é um verão carioca, aqui temperatura máxima é 23°C. Se estiver no verão por aqui e ter a sorte de ter um dia quente, aproveite para visitar uma praia em Bygdøy. Não espere encontrar areia branquinha e mar azul, mas vale para ver como o povo se comporta de maneira diferente das praias no Brasil.
Oslo é uma cidade muito bem preparada para receber crianças. Tem muita área verde, parquinhos indoor e outdoor, museus interessantes e muitas crianças!
Na questão da comunicação, acho que 98% da população possui inglês fluente e nem tente entender o norueguês, língua super complicada!
O transporte público funciona muito bem, é seguro e super pontual. Existe um site Ruter.no também tem aplicativo para iPhone, que tem horários e itinerários em tempo real, muito útil e fácil de usar. Vale a pena comprar o passe semanal. No verão, tem também esses ônibus turísticos tipo hop on/hop off. Taxi é muito caro, então vale a pena pegar o trem (express) do aeroporto até o centro da cidade e dessa maneira o tempo de viagem é mais rápido, por volta de 30 minutos.
Oslo é uma cidade cara, então não é um lugar para compras. Mas se mesmo assim estiver interessado não pode deixar de visitar Bogstaveien e Karls Johann Gate. São ruas com muitas lojas e bem movimentadas, mas aqui são raras as grifes famosas. A Karls Johann é a rua que segue até o palácio do Rei, que vale uma visita. Em Julho, é possível fazer uma visita guiada dentro do Palácio.
Oslo não é um centro gastronômico, onde você acha restaurantes de boa qualidade com preços acessíveis. Se você quiser boa qualidade vai ter que pagar bem por isso. Mas já descobri alguns que posso indicar e que não irão custar o olho da cara, são eles: Olivia ( Italiano) em Aker Bryggeou Bogstaveien, Villa Paradiso em Grünerløkka e Peppes pizza no estilo bem americano.
Mathallen é um polo gastronômico que vale uma visita, lá você encontra carnes exóticas como carne, hambúrguer, salame de Alce e Rena. Muitos queijos e até o famoso queijo marrom (brunnost) que para mim esta mais para doce de leite do que para queijo.
Em Akker Brygge tem vários restaurantes interessantes e dali saem vários passeios de barco com destino aos fjords e praias. Para comprar vinhos, você só encontra em uma loja que se chama Vinmonopolet, como o nome já diz é um monopólio. Vale a pena comprar no freeshop pela metade do preço, mas lembre se existe uma cota de 3 litros por pessoa. Outro lugar imperdível é Frognersenteren que tem uma vista maravilhosa e a melhor torta de maça de Oslo. E não se esqueça de experimentar os chocolates da Freia, principalmente o chocolate ao leite, deliciosos!
Fabricia no Oslo Sommer Park |
Sugestões:
No inverno
- Oslo Vinter Park (Tryvann)
- Homenkollen
- Rampa de esqui que dá frio na barriga só de olhar. Se estiver por aqui em algum campeonato vale a pena conferir.
- Pistas de Patinacao FrognerStadion ( trikk 12)
Cafeterias
- United Bakeries ( Majorstuen, Frogner, Karls Johann Gate)
- WB Samson
Parques
- Vigeland Parken (cartão postal de Oslo)
- St Haushangen Parken
Museus
Para crianças
Ha det Bra!
By Fabricia Ramiro
Juliana says
Nossa como eu queria visitar essa regiao da europa. Parabens pelo blog
Carioca Travelando says
A Escandinávia é linda Juliana. Obrigada pela visita e um grande abraço!
Vinícius Steinhorst says
Olá , tudo Bem :
Estou pensando em ir para Oslo em dezembro para esquiar , poderia me dar mais informações a respeito disso , estações , valores , entre outros ..
Muito obrigado
Carioca Travelando says
Oi Vinicius, te sugiro dar uma olhada no site oficial de viagem de Oslo (http://www.visitoslo.com). Na parte “Activities and Attractions” você vai encontrar todas as informações completas.
Um abraço e boa viagem!
Carlos Rivas says
Amigos,
Gostaria da a juda de você na orientação para revalidação de diploma Brasileiro de dentista na Noruega.? Não estou achando sites que me orientem nesse processo.
At.
Rivas
Carioca Travelando says
Oi Rivas, acabei de consultar a Fabricia que escreveu esse post sobre Oslo. Segue abaixo os comentários dela:
“É possível conseguir a autorização.
Mas existem etapas a seguir. Requisito básico, é ter fluência no Norueguês.
Seguem os 2 websites, onde ele encontrará todas as informações.
Órgão responsável pelo setor da saúde na Noruega: http://english.sak.no/sites/SAK-english/Sider/default.aspx
Para outras áreas: http://www.nokut.no/ “
fernandatorres fernandatorres says
Olá,
Estou pensando em ir para Oslo, mas soube que a cidade é muito cara. Queria saber se procede, quanto a hostel e lanches?
Muito obrigada pelo help! rsrsrs
Abração!
andressa says
=D
cariocatravelando.com says
Olá Andressa, obrigada pela visita :)