Registrando tudo no caminho |
A história se resume mais ou menos assim… Iraque e Kuwait sempre tiveram uma ótima relação, porém em 1990 o Iraque acusou o Kuwait de roubar petróleo iraquiano através de uma perfuração inclinada em solo Iraquiano (que nunca foi comprovada…) O Iraque precisava de capital para financiar sua guerra contra os Estados Unidos. Para isso, propôs aos países vizinhos, inclusive ao Kuwait (todos grandes produtores de petróleo), que diminuíssem a produção e aumentassem o preço, assim Sadam teria mais lucro = mais dinheiro para a compra de armas, e patrocínio da guerra.
Quando o Iraque foi propor ao Kuwait para diminuir a produção de petróleo, o Kuwait que não concordava com a guerra, disse não a proposta de Hussein. Logo, os Estados Unidos, principal comprador de petróleo, disse: “Kuwait, você pode aumentar a sua produção e assim compramos de você o petróleo a partir de agora. Vamos esquecer o Iraque, que ficará sem o seu principal comprador” O Kuwait disse SIM para os Estados Unidos, para a fúria do ditador Sadam… E foi então, que o Iraque decidiu invadir o Kuwait e levando a famosa guerra. Relembre um pouco através desse video abaixo.
*E se você quiser ficar por dentro de todos os detalhes dessa parte da história do Oriente Médio, tem uma série da HBO chamada House of Sadaam. Eu já assisti e A-D-O-R-E-I.
Pausa para foto antes de pegar a estrada. Detalhe… sem abaya no meio da estrada na Arábia Saudita… tsc, tsc… Não pode! |
Hein???? …. “Good-by” |
Simbora! |
MUUUUUUITA tempestade de areia durante toda a viagem…. |
Regent Kuwait Hotel |
O lugar tem uma boa estrutura, bem no estilo árabe, com a decoração toda em mármore, e com quartos bem amplos e confortáveis. Mas nesse hotel, tivemos uma surpresa: banho na piscina de lá somente usando o “super estiloso” modelo da sharia – o sharia swimsuit. Explico: para grande parte dos muçulmanos, as mulheres só podem tomar banho de mar/piscina se estiverem completamente cobertas. E para isso, só podem entrar na água, usando esse modelito… será que essa moda pega no Brasil? Será?
Praia privada do hotel |
Golfo Pérsico |
Os pequenos fazendo a festa… |
Nossa turma de amigos era uma turma cheia de crianças pequenas. E com eles, fomos dar uma conferida no maior e mais famoso shopping do Kuwait, o The Avenues. O shopping tem 301 mil metros quadrados (igual a 31 campos de futebol), possui mais de 800 lojas, com um estacionamento para 10 mil veículos. O primeiro projeto do The Avenue, foi feito para lembrar as linhas naturais dos desertos árabes, e as novas extensões do shoppings foram inspiradas em algumas das cidades mais antigas do mundo. Segundo o site do shopping, o lugar atrai mais de 22 milhoes de visitantes que gastam por lá mais de 1 bilhão de dólares por ano. Um verdadeiro paraíso das compras!
Comprinhas! |
Chegamos cedo nas torres, e fomos orientados a subir na torre, que tem um cafe no alto. Dizem que vista é linda e que dá para ver a cidade toda de lá. A nossa viagem foi marcada por muita tempestade de areia, e a entrada para subir a torre estava fechada devido a manutenção das torres – que geralmente acontece no verão dado a baixa no turismo nessa época. Nos restou admirar esse belíssimo monumento do Kuwait e tirar muitas fotos para registrar nossa visita :)
Caixa d’águas gigantescas no meio de uma das principais avenidas do Kuwait: verdadeiras obras de arte X-LARGE |
Eu que já estou sempre preparada, levei o meu lencinho e cobri os ombros: o uso do lenço para cobrir os cabelos não é obrigatório, mas por uma questao de respeito, cobri meus ombros que estavam a mostra por conta da minha blusa.
Eu que não sou boba, fui dar uma espiadinha e quem sabe convencer o maridão a me dar um presente… “Masha’Allah”!
É pessoal, hora de voltar para casa e dizer “bye bye” para o Kuwait…
Resumão do Carioca Travelando:
MOHAMED says
BELA REPORTAGEM!! GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ, PRECISO DE UMA AJUDA!!PODE ME CONTATAR POR FAVOR. MEU CEL É 21-96423-5987. OBRIGADO
Carla Ferreira says
Olá Mohamed, pode entrar em contato através do email para cariocatravelando@gmail.com
Fernando says
Parabéns pelo conteúdo sobre o Kuwait.. Belas fotos, portanto nota 10. Parabéns.
Carla Ferreira says
Obrigada pela sua visita e comentário Fernando!
Cheikh says
Olá, td bem?
preciso de umas informações sobre esse pais.
eu sou senegalês mas moro no brasil há 7 anos.
meu email: gueyec@hotmail.com por favor me manda uma msg lá
Obrigado!
Carioca Travelando says
Olá, respondi a mensagem que você enviou lá no Facebook do Carioca Travelando. Boa sorte com tudo!
Stephanie says
Ola, uma dúvida até aonde eu sei o kuwait nao emite visto turismo! Para visitar o país é somente a negócios?
Carioca Travelando says
Oi Stephanie, emite visto de turismo sim. Para isso você precisa se informar com o hotel que irá se hospedar, companhia aérea e com a Embaixada do Kuwait no Brasil. Se estiver pela região, vale a pena visitar o país.
stephanie says
Emite? Bom eu tentei verificar, e fui informada de que seria impossivel, como vou estar Dubai, queria visitar o país.
Obrigada pelo retorno.
Carioca Travelando says
Oi Stephanie, eu visitei o Kuwait em 2013 e talvez as leis tenham mudado de lá pra cá. Como eu tinha o visto de residência da Arábia Saudita quando visitei o país, peguei o meu visto de turista na imigração do Kuwait, tudo bem rapidinho. De toda maneira, minha sugestão é verificar todos os detalhes sobre o visto de turista para Brasileiros junto a Embaixada do Kuwait em Brasília. Espero que dê certo. Bjsss
Stephanie says
Oii Carla, adorei as fotos e as explicações. Tenho uma dúvida.. na arábia é obrigatório o uso de abaya? até para as turistas? o que ocorre se alguma mulher for vista sem abaya? eles apedrejam? rs
tenho muita vontade de conhecer o oriente médio e estou organizando uma viagem , mas como sei que são países muito conservadores tenho medo. Você disse que em Kuwat as mulheres podem usar a roupa que quiserem, mas voce cobriu os ombros com um lenço, isso é obrigatorio?
as mulheres podem usar short? que tipos de blusas são permitidas? e na arábia?
obrigada
abraço
Hermano Simões says
ola Carla, viajei contigo P o Kuwait junto contigo, absorvendo cada palavra do seu artigo. Já quero conhece!! Parabéns, e obrigado pelas dicas tão bem esclarecidas. Fica na paz. Abraço
Carioca Travelando says
Oi Hermano, fico feliz que tenha curtido o post do Kuwait! Obrigada :) Um grande abraço
André says
Oi Carla,
Muito boas as dicas!
Uma dúvida: Como funcionou a questão do visto de turista para brasileiro entrada no Kuwait?
A ideia era fazer uma visita rápida de 2 a 3 dias lá….
obrigado,
André
Carioca Travelando says
Oi André, como possuo visto de residência da Arábia Saudita, meu visto para o Kuwait foi feito na minha entrada, junto a imigração do Kuwait. No seu caso, voce irá direto do Brasil? Como será isso? Te sugiro contactar direto a Embaixada do Kuwait no Brasil, para esclarecer todas as suas dúvidas. Achei esse site com os dados deles. Espero ter ajudado :)
André says
Oi Carla,
o meu é um pouco mais complicado, pois minha esposa é quem está sendo expatriada para morar no Kuwait por uma empresa local chamada Alshaya.
Hoje moramos em São Paulo e como ainda não consegui um trabalho por lá, entraria como Visto de Turista até conseguir me realocar.
Vou entrar em contato com o consulado por aqui para me explicarem melhor esses detalhes.
obrigado pelo retorno!
abs
André
Carioca Travelando says
Oi Andre, Você já procurou saber se visto de trabalho da sua esposa permite que ela traga você com o visto de residência (afinal você é esposo dela)?
Pamela Cruz says
Gostei muito do seu artigo sobre o Kuwait… Parabéns!! sabe me dizer quanto gastamos em real para visitar o Kuwait?
Carla Ferreira says
Oi Pamela, o valor para visitar o Kuwait (e para qualquer outro destino), vai depender de vários fatores, como: ponto de origem, estadia (duração e nível do hotel que escolher), visto (caso necessário), passagens aéreas, e etc, etc. Fico feliz que voce tenha gostado do artigo. Obrigada pela visita :)
maria Shaw says
Muito bom ler o seu artigo sobre o Kuwait. A cultura e realmente muito rica e eu adoro a arquitetura Arabe. Queremos em breve visitar esse pequeno e rico Pais e vamos aproveitar as suas dicas. Bjkas.
cariocatravelando.com says
Oi Maria, muito obrigada pela sua visita. Fico feliz que tenha gostado. Vale a pena visitar o Kuwait, nos surpreendemos muito.
Beijo grande :)
Aidenia França says
Tudo a respeito do Oriente Medio envolve uma cultura muito rica. Parabéns pelos comentários.
Show!!! Bjs
cariocatravelando.com says
Aidenia, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado :) Um beijo grande
maria eduarda says
Oi Carla,estou fazendo uma breve pesquisa sobre o kuwait meu marido vai jogar lá e pretende me levar,então estou vendo como tirar visto,como é a vida da mulher lá,até porque nunca viajei pra fora do Brasil,você tem alguma dica?se puder me adicionar no facebook para conversarmos melhor eu te agradeço meu nome no face ta como Duda Braccini.
Carioca Travelando says
Oi Maria Eduarda, primeiramente parabéns pela oportunidade de trabalho do seu esposo! Quando visitei o Kuwait vi que Kuwait city possui hospitais, escolas, grandes supermercados, shoppings… é uma grande cidade. As mulheres dirigem normalmente, usam roupas normais (não precisam usar abaya como aqui na Arábia Saudita, por exemplo)… ou seja, tive a sensação de que por lá, a vida é normal. Morar fora do país traz desafios mas também grande aprendizado e crescimento para toda a família. Se você já fala inglês, ótimo. Se ainda não é fluente, minha dica é começar a investir pesado no idioma. Procure no Facebook o grupo “Brasileiros no Kuwait”, com certeza eles poderão te orientar com dicas e perguntas mais específicas sobre a região. Qualquer outra dúvida que eu puder ajudar, pode me enviar um email para cariocatravelando@gmail.com
Muito sucesso e sorte na nova jornada! Um grande abraço :)