Como chegar à Bangkok
Diversas companias áreas vooam para Bangkok, mas se você quiser, pode entrar na Tailândia por Phuket. Nos voamos de Etihad, com escala em Abu Dhabi. Foi nossa primeira vez com a Etihad, tudo tranquilo, mas ao final decidimos: na próxima, voamos com a velha, conhecida e querida Emirates.
Brasileiros recebem o visto ao chegar no aeroporto da Tailândia, mas para isso e fundamental ter a seu comprovante de vacinação internacional (febre amarela), atualizado. Assim que desembarcar, você preencherá um formulário na imigração, mostrará seu comprovante de vacina, e receberá o visto de visita tailândes, com validade de até 30 dias (que poderá ser renovado, caso precise ficar mais).
Hotel
Na Tailândia você encontrá praticamente todas as principais redes de hotéis do mundo, e depois de muita procura, busca, indicação de uma amiga, e de ler muitos “reviews”, escolhemos um hote em Silom, para nossa estadia de 4 noites na capital.
Silom é uma região de Bangkok bem central, perto de tudo e bastante movimentada. A nossa acomodação era muito espaçosa: quarto, ante sala, cozinha completa. Com espaço de sobra, para os 2 berços reservados com antecedência dos nossos meninos.
Nota: o serviço de room service do hotel fecha às 9 da noite, portanto se você quizer comer no hotel (no seu quarto ou no restaurante do hotel), precisa pedir antes desse horário.
No nosso primeiro dia, chegamos tarde por conta do vôo, e o santo Mc Donald’s, (24h) que fica do lado do hotel, foi a salvação de toda a família, rs.
Idioma
O idioma mais falado é o Tailândes, mas para nós, turistas, o inglês é o idioma. Mas fique atento, nem todos os Thais falam inglês fluente – observamos isso inclusive em muitos hotéis e lugares turísticos. Nesses casos é preciso muita paciência e jogo de cintura (as vezes a mímica funciona!).
Em Phi Phi por exemplo, ficamos em um resort maravilhoso e muito bem recomendado, mas somente os principais funcionários (gerência e concierge), tinham um bom inglês. Muitos garçons e general staff deixavam a desejar no quesito comunicação… fica a dica.
Trânsito
De acordo com a BBC News, (Setembro/2012), Bangkok está na primeira posição das cidades com o pior trânsito do mundo – seguida por Jakarta na Indonesia, em segundo lugar.
Com o rápido crescimento nos anos 80, milhares de Thais realizaram o sonho de adquirir seu próprio veiculo, resultando hoje numa cidade abarrotada de carros e muitas, muitas (eu disse MUITAS?) motocicletas.
Devido a um constante crescimento da cidade, as ruas de Bangkok não possuem um planejamento definido. São diversas ruelas e becos, que alimentam 48 principais estradas, conectando assim toda a cidade.
As motocicletas são uma verdadeira “mão na roda” na Tailândia, e praticamente cada morador tem a sua: custo x beneficio que as lambretas oferecem + trânsito caótico da cidade, o que facilitam muito a locomoção de qualquer um por lá, inclusive a de nós, turistas.
Nas 3 principais cidades que visitamos, vimos famílias inteiras em cima de uma única motocicleta, e (pasmem!), vimos até crianças dirigindo (e levando consigo outras crianças…).
Andar de Táxi por toda a Tailandia é muito tranquilo. Sempre peça ao motorista para ligar o meter (taximetro), pois alguns taxistas vendo que voce é turista, podem simplesmente “esquecer” de ligá-lo, e cobrar o dobro, ou o até mesmo o triplo, do valor ao final da corrida.
Os Táxis “Tuk Tuks”
Influenciados pela cultura indiana, os tuk tuks são muito usados na Tailândia e são símbolos da cultura. Os Tuk tuks são motocicletas, que recebem toda a “carroceiria” para transportarem passageiros. Quando na Tailândia, nao deixe de andar de Tuk Tuk. É uma experiência única e muito divertida (os meninos adoraram!) Porem negocie o preço pela viagem com o motorista antes, já que o transporte costuma ser muito mais caro do que um taxi comum.
Começamos nossa viagem pela capital da Tailandia, Bangkok.
A cidade possui o maior e mais desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural, comercial, e administrativo do pais.
Situada na margem esquerda do rio Chao Phraya e proximo ao Golfo da Tailandia, a cidade possui mais de 14 milhões de habitantes (2011).
Bangkok é uma cidade culturalmente riquíssima. Tem de tudo um pouco, para todos os gostos, idades e estilos. Em Bangkok você verá diversos templos budistas minuciosamente decorados – um verdadeiro colírio para os olhos, com tamanha riqueza de detalhes e capricho no artesanato.
Templos
No primeiro dia em Bangkok agendamos um servico oferecido pelo próprio hotel: visita aos templos de Bangkok. No pacote, tivemos um carro com motorista e um guia a nossa disposição. O que confesso foi uma ótima opção, principalmente estando com duas crianças pequenas de 2 anos.
Antes de sair do hotel fomos avisados a usar roupas apropriadas para a visitacao de lugares sagrados: sapatos fechados, homens nao entram de bermudas, ombros cobertos e para as mulheres, nada de saias e shorts curtos.
Nesse dia visitamos os seguintes templos: o impressionante Wat Traimit, que acolhe o Buda de Ouro; o Templo do Buda Esmeralda (Wat Phra Kaew), considerado o templo budista mais importante da Tailandia; o Templo do Amanhecer (Wat Arun), o Templo do Monte Dourado, o Templo do Buda Deitado (Wat Pho) e por ultimo o “The Marble Temple”, O Templo de Marmore (Wat Benchamabopitr).
Wat Traimit (Buda de Ouro)
É obrigatório retirar os sapatos antes de entrar em qualquer templo na Tailândia. Para nós, turistas, é indispensável respeitar a cultura e tradição local.
Difícil não se emocionar com tamanha beleza do Buda de Ouro. Eu fiquei simplesmente encantada de estar tão perto de uma obra de arte como essas.
É a maior estatua de ouro maciço do mundo (3 metros de altura, e sem o pedestal 2,54m, e pesa entre 5 e 5,5 toneladas), e um dos mais preciosos tesouros da Tailandia e do Budismo.
Representando o Buda sentado no chão de pernas cruzadas – posição que assumiu quando recebeu o Bodhi (iluminação).
A história conta que a estátua do Buda de Ouro foi provavelmente construída na India em partes, e montada no local. Posteriormente foi completamente colada para impedir que fosse roubada. De acordo com algumas hipóteses, a obra foi realizada durante o período Sukhothai (1238-1438).
Templo do Buda Esmeralda (Wat Phra Kaew)
Após visitarmos o Wat Traimit, partimos para o Wat Phra Kaew, considerado o templo mais importante da Tailandia. Ele fica localizado no Grande Palacio de Bangkok, no centro historico da capital Tailandesa. É um lugar sagrado para os budistas, onde se encontra o Buda de esmeralda (que na verdade é feito de jade), e está vestido com roupa feita a fio de ouro.
O wat é belíssimo, um monumento a riqueza e ao poder dos monarcas deste pais nos dois últimos séculos e meio.
Templo do Amanhecer (Wat Arun)
Wat Arun significa o “templo do amanhecer”. E você conseguira vê-lo com certa distância, devido a sua grandeza (sua torre possui 79 metros).
Foi construído quando Ayutthaya era a capital da Tailândia, e antes se chamava Wat Makok, “templo da oliveira”. Hoje seu nome vem de “Aruna”, o Deus hindu do amanhecer, e diferente do nome, você tem as melhores vistas ao pôr do sol.
Os cantos são decorados com pequenos prangs, que foram construídos em homenagem ao deus do vento – Phra Phai.
Templo do Buda Deitado (Wat Pho)
O Wat Pho atrai milhares de turistas interessados em apreciar a principal atracão: o buda deitado.
E nós, claro, fomos lá conferir mais um templo. O gigante é realmente de tirar o fôlego!
São 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, de uma beleza magnífica, todo dourado e brilhante. Muitos detalhes na parte da cabeca e dos pes, o que o deixam ainda mais belo.
O gigante buda dourado |
O Templo de Mármore (Wat Benchamabopitr)
O último templo que visitamos nesse dia, foi o Wat Benchamabopitr, o famoso templo de Mármore.
O guia que nos acompanhava nos explicou que esse é o unico templo feito em mármore em toda a Tailândia. Isso porque o Rei da época (Rama V), foi o que mais viajou pelo mundo. Em uma das suas visitas internacionais pela Itália, ficou tão encantado com o mármore de lá, que o trouxe para construir esse templo, todo em mármore italiano. Quando visitamos esse wat, vimos muito poucos turistas, e diferente dos outros templos, encontramos um lugar sereno e tranquilo para apreciar esse bonito templo e é claro, tirar muitas fotos sem turistas no meio :)
By Carla F.
Fotos by: Vidal F.
laura says
precisa de visto para ir para Tailândia
Carioca Travelando says
Oi Laura, no post eu conto que brasileiros pegam o visto ao chegar no aeroporto na Tailândia, dá uma olhada aqui no post ;)
Talita Silva Mikar says
Muito legal, sempre quis conhecer a Tailândia e depois de ler este post agora sim que estou doida para fazer esta viagem, ainda mais pelos seus comentários sobre o artesanato local.
Carioca Travelando says
Oi Talita, que bom! Obrigada pelo seu comentário. A Tailândia é incrível. Um grande abraço :)
Aline Fernandes says
Amiga, qu viagem linda! e ler seus posts é muito gostoso! obrigada por ter tomado essa iniciativa!
Carla Ferreira says
Aline amiga, obrigada você! Fico muito feliz que esteja gostando :) Beijo grande!